i

sexta-feira, 15 de março de 2013

Secretaria da Educação prorroga inscrições do Pronatec


A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) prorrogou até o dia 20 de março as inscrições para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego - Pronatec. Até o início da manhã dessa quinta-feira (14), 7.644 estudantes haviam se cadastrado para concorrer a uma das 11.272 vagas ofertadas nos cursos técnicos profissionalizantes e de formação inicial e continuada.
A secretária Betânia Ramalho lembra que o país vive um momento de desenvolvimento, com geração de empregos e renda. 
"Diante dessa realidade, é imensa a necessidade de profissionais qualificados para atuar em um mercado cada vez mais exigente. Daí a importância do Pronatec, que garante oportunidade para o aluno desenvolver novas habilidades e garantir seu espaço no mercado de trabalho."
Segundo a subcoordenadora de Educação Profissional, da SEEC, Suerda Nascimento, os cursos mais procurados são o de auxiliar administrativo, operador de computador, programador de web, editor de imagens e editor de animação. 
"Nossos cursos são divididos em duas modalidades. Os cursos de Formação Inicial e Continuada - FIC têm carga horária de 180 a 360 horas. Já os cursos Técnicos Profissionalizantes - TEC têm carga horária de 800 a 1.200 horas. Ambos são oferecidos no contraturno."

Procedimento pode ser feito pela internet
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, através do site www.pronatec.rn.gov.br, onde está disponível a lista completa com todos os cursos oferecidos. Podem se inscrever, estudantes da rede estadual matriculados no Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos - EJA.
Após a inscrição, os candidatos selecionados devem procurar as instituições onde os cursos serão ministrados para efetuar a matrícula, entre os dias 8 a 12 de abril. É necessário apresentar CPF, comprovante de residência e declaração da escola onde estuda. As aulas estão previstas para começar até o final de abril.
No Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado da Educação e o Ministério da Educação realizam o Pronatec em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através da Escola Agrícola de Jundiaí, Escola de Enfermagem e Escola de Música, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Senac, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar, Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte - Senat e com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons