i

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

‘Saberes e fazeres na Educação’ será tema da 17º Jornada Pedagógica em Ipanguaçu





Este ano a Prefeitura de Ipanguaçu, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), estará investindo em políticas de formação dos professores da rede municipal de ensino de diversas formas, aliando inovação pedagógica às práticas de sala de aula em cada uma das dez unidades escolares de Ipanguaçu, do campo à cidade. Um dos diferenciais neste ano é a “Semana dos Gestores”, que teve inicio no dia 04 e segue até a sexta-feira (08). Essa semana tem como intuito esclarecer e orientar os dirigentes escolares e coordenadores/supervisores pedagógicos a respeito das demandas educacionais de que são responsáveis, entre outros temas de formação, como a gestão escolar em contextos participativos e democráticos. 

A Jornada Pedagógica que acontece de 18 a 22 chega a sua 17 ª edição do evento que enfocará seus trabalhos de formação e discussão em torno do tema: “Saberes e fazeres na Educação Contemporânea: Interface da Formação de Professores”. O tema foi escolhido a partir das respostas dos professores da rede quando foram consultados sobre os assuntos que gostariam de discutir e que sentiam necessidade de aprofundar-se cientificamente. 

Para a secretária de educação, Profª Jeane Dantas, o objetivo da semana pedagógica é “desenvolver e investir na política de formação docente do nosso município, aliando a teoria científica aos fazeres cotidianos dos nossos educadores em sala de aula, bem como dos nossos gestores educacionais, aliando todas as escolas aos debates mais contemporâneos sobre educação”, destaca a secretária. 

De 18 a 22 de fevereiro, a semana de estudos e reflexão pedagógicos será aberta oficialmente no auditório do IFRN – Campus Ipanguaçu a partir das 18h30 do dia 18/02, que contará com a presença da escritora e educadora natalense Salizete Freire. A noite também será marcada por uma mesa redonda formada por crianças e adolescentes ipanguaçuenses, cujo tema é “As crianças nos falam sobre educação” e presentação pela secretária Jeane Dantas da equipe pedagógica e multidisciplinar da SME. No dia seguinte, 19/02, os professores estarão participando de uma bateria de minicursos com propostas inerentes à agenda temática contemporânea da educação básica, que será realizada na Escola Municipal Francisco Soares da Costa (Pedrinhas) durante os turnos matutino e vespertino. De 20 a 22 de fevereiro, as equipes estarão reunidas em cada unidade escolar no desenvolvimento dos seus Planos de Ação Pedagógica, bem como nos estudos e produção de materiais solicitados pela Coordenação Municipal de Gestão, Pesquisa e Ensino da Secretaria. 

Ano letivo 

Segundo a Secretaria de Educação o ano letivo está previsto para ter inicio no dia 04 de Março, as dez instituições escolares municipais seguem abertas para a renovação e novas matriculas. No ano passado 2.675 alunos foram matriculados regulamente.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons