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terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Jornada pedagógica em Ipanguaçu debate Interface da Formação de Professores



Com o objetivo de desenvolver e investir na política de formação docente, aliando a teoria científica aos fazeres cotidianos dos educadores em sala de aula, a Prefeitura de Ipanguaçu, através da Secretaria Municipal de Educação, deu início nesta segunda (18) no auditório do IFRN – Campus Ipanguaçu à 17ª Jornada Pedagógica da Comunidade Educacional Ipanguaçuense em torno do tema: “Saberes e fazeres na Educação Contemporânea: Interface da Formação de Professores”. 

A secretária de Educação, Profª Jeane Dantas, que declarou aberta a jornada pedagógica e disse da satisfação dos educadores terem colaborado para as conquistas dos prêmios em âmbito regional e nacional. “Todas as nossas conquistas não foram criadas, trabalhamos muito, mas o mérito não é meu, é de vocês educadores que estão no dia a dia trabalhando em busca de resultados ainda melhores. Sabemos das dificuldades, mas temos plena certeza de que estamos caminhando diariamente no caminho das transformações que sonhamos para a educação de cada cidadão de nossa cidade. Um prova disso, é a frota que temos hoje, com 12 ônibus escolares adquiridos através do Programa “Caminho da Escola”, em parceria com o MEC/FNDE/Governo Federal e um pela conquista do Selo Unicef, totalizando 13 ônibus e micro ônibus. Meus amigos, continuaremos no trabalho árduo, porque só com a educação se transforma a sociedade” disse Jeane. 

Mais de 180 pessoas, entre educadores, coordenadores, supervisores e diretores participaram das atividades, que contou também com a presença de crianças e adolescentes da Escola Municipal Adalberto Nobre de Siqueira, da comunidade rural de Tabuleiro Alto, já reconhecida nacionalmente pelos projetos de leitura que promoveu. Uma roda de conversa com os participantes foi montada sobre Paulo Freire – “educação como prática de liberdade” (Lyssandro Henrique, 12), Rubem Alves – “educação como prática da emoção” (Lariza Rodrigues, 13), José Pacheco – “educação como prática dos sonhos” (Áquila Larissa, 14) e Jean Piaget – “educação como prática da curiosidade” (Mércia Cristina, 11). 

Um dos destaques da noite foi à adolescente Mércia Cristina Galvão Rodrigues, que aos 11 anos já constrói seu argumento sobre a educação: “pra mim, vejo uma grande diferença entre professor e educador. Com professores não convivo muito, não sei bem como explicar, mas eles impõem informações. Já o educador cria laços de amor com os alunos, respeitando e valorizando cada um,” disse a pequena menina. 

A noite encerrou coma palestra da escritora e educadora natalense Salizete Freire, que enfatizou a valorização da identidade dos professores, bem como da importância da dedicação docente no processo de formação docente. Incentivo à leitura, amor pela literatura e educação libertária foram os eixos tratados pela professora, que ficou encantada com as crianças que, anteriormente, abordaram essas discussões de forma valiosa e marcante. 



As demais atividades da jornada pedagógica continuaram nesta terça-feira com uma bateria de mini cursos e orientações pedagógicas. De 20 a 22 os profissionais das unidades escolares se reunirão com a equipe de educadores de cada escola municipal.

Veja mais fotos (AQUI).
















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