i

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Novo pastor assume igreja

 Especial para O Poti/Paulo Nascimento

Dom Jaime Vieira Rocha assume hoje a Arquidiocese de Natal em substituição a Dom Matias Patrício


Esta é a segunda vez que Dom Jaime substitui Dom Matias em uma diocese. Foto: Juliana Santos/DB/D.A press/D.A Press
A partir da manhã de hoje, Natal terá um novo pastor para seu rebanho católico. Os diocesanos de Natal, cuja Arquidiocese engloba quase 90 municípios, recebem como novo arcebispo, o sexto da história da circunscrição eclesiástica, Dom Jaime Vieira Rocha, em substituição a Dom Matias Patrício, que estava no cargo desde 2004 e renunciou por ter alcançado o limite de idade para exercer a função, que é de 75 anos. Esta é a segunda vez que Dom Jaime substitui Dom Matias em uma diocese. A mesma situação aconteceu em Campina Grande, no ano de 2004, de onde Dom Jaime vem agora. A nomeação como Arcebispo de Natal, feita pelo Papa Bento 16, ocorreu ainda em 21 de dezembro do ano passado, mesma data em que foi acolhida a renúncia de Dom Matias e a sua transformação em Administrador Apostólico enquanto a posse não ocorria.

A posse de Dom Jaime Vieira será firmada em uma celebração na Catedral Metropolitana e deverá contar com a presença de todos os bispos, padres e diáconos da paróquia, além de centenas de fíeis da Arquidiocese de Natal, e, também de outras dioceses, como Caicó e Campina Grande. A chegada do novo arcebispo de Natal está marcada para acontecer às 8h30, quando Dom Jaime chegará à igreja e será recepcionado pelo pároco da catedral, padre Aerton Sales. Em seguida, haverá o hasteamento das bandeiras e a execução do Hino Nacional, em frente ao templo católico. Em seguida, a prefeita do Natal, Micarla de Sousa, entregará ao Arcebispo as chaves da cidade e no mesmo local, Dom Jaime será saudado pela governadora Rosalba Ciarlini.

Após este primeiro momento, que deverá ser realizado em pouco mais de 30 minutos, o novo arcebispo será conduzido até a Capela do Santíssimo Sacramento, localizada no interior da Catedral, onde ocorrerá um momento de oração. Logo em seguida, Dom Jaime Vieira se paramentará para o início da celebração da missa. No Rito Inicial da missa, o chanceler da Arquidiocese, padre Júlio César Cavalcante, apresentará as "Letras Apostólicas" (bula do Papa nomeando Dom Jaime como Arcebispo de Natal).

O até então Administrador Apostólico, Dom Matias Patrício de Macêdo, passará o báculo para Dom Jaime, que significa justamente a passagem do governo arquidiocesano e o novo Arcebispo será saudado pelo padre Edilson Soares Nobre. Depois todo o clero da Arquidiocese se aproximará de Dom Jaime para lhe manifestar obediência e respeito. A missa segue o rito normal até que, no final, haverá a leitura da ata da posse. A Catedral Metropolitana deverá ter todos os seus mais de 2.500 lugares tomados pelos católicos para assistir a missa que celebra a mudança no comando da diocese. 
 

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons