i

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Facebook tem 83 milhões de perfis falsos


Diante do cenário de liberdade nas redes sociais, o facebook apresenta um dado que deve servir de alarde: 8,7% dos perfis são falsos, o que corresponde a 83 milhões de contas no mundo. Segundo estimativas do próprio Facebook, entre todos os perfis, 1,5% são criados com o propósito de violar as regras de conduta da rede.
De acordo com o advogado Marcelo Lauar, o anonimato é vedado pela constituição federal (art. 5º, IV) e os agressores não vislumbram a possibilidade de identificação por meio da tecnologia.
” É cada vez mais comum o relato de pessoas que são ofendidas nas redes sociais por perfis anônimos, pois o agressor não vê limites à ofensa, já que não está identificado e, por isso, se sente imune a qualquer repressão ou penalidade. O agressor pode achar que está protegido, uma vez que não há contato físico ou visual com o ofendido”, afirma o advogado.
Além da repercussão civil (indenizações), é possível que o ato ofensivo adentre no campo penal, a depender do caso (calúnia, injúria, difamação e a própria ameaça constituem crimes cuja pena pode variar de um a seis meses de detenção).
Os Tribunais vêm, cada vez mais, protegendo as pessoas que são lesadas em sua honra e imagem por meio das redes sociais, principalmente ante a possibilidade da ofensa perante toda uma comunidade.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons