i

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Fátima Bezerra cobra medidas contra assassinato de blogueiro

Deputada ainda apresenta projeto de lei instituindo o dia hoje como o dia da blogueira e do blogueiro.


Um ano após o assassinato de jornalista e blogueiro Ednaldo Filgueira, que chocou não só Serra do Mel, mas o Brasil, pela maneira covarde com que teve a vida ceifada,  mentor do crime, apontado pela polícia como sendo o prefeito da cidade, Josivan Bibiano (PSDB), continua impune.

A deputada federal Fátima Bezerra, além de movimentos articulados de defesa à liberdade de expressão, cobram medidas, conforme a nota abaixo:

Nesse dia 15 de junho está fazendo um ano do assassinato de Ednaldo Filgueira, blogueiro e presidente do Diretório Municipal do PT de Serra do Mel.

A forma bárbara e covarde como Ednaldo foi assassinado, com seis tiros à queima roupa, chocou o Rio Grande do Norte e teve repercussão nacional e até internacional. Na verdade, Ednaldo foi o primeiro blogueiro do Brasil assassinado e sua morte foi um ataque à liberdade de imprensa. Os que o mataram, executores e mandantes, acreditam na impunidade e na existência de uma terra sem lei. Ao direito de opinião eles respondem com a força bruta. Quando o amedrontamento e a coação não resolvem, entra em cena a eliminação física.

O assassinato de Ednaldo foi investigado pelas polícias civil e federal e a conclusão é que o crime teve motivação política. O prefeito do município, Josivan Bibiano, foi indiciado como autor intelectual do homicídio, inclusive chegando a ficar preso por 10 dias, mas conseguiu a soltura e responde ao processo em liberdade. Os executores estão presos enquanto aguardam julgamento.

A família de Ednaldo, seus amigos, companheiros, o povo da Serra do Mel, o movimento nacional de Blogueiros Progressistas, a sociedade civil organizada e a direção do PT exigem do Tribunal de Justiça agilidade no julgamento dos acusados e a conseqüente condenação pelo crime que cometeram contra um jovem de apenas 36 anos, que trabalhava incansavelmente em defesa dos direitos humanos, da liberdade de imprensa e do direito à vida em sua plenitude.

Na próxima semana estarei renovando expedientes anteriormente enviados ao Ministro da Justiça, à Ministra Nacional dos Direitos Humanos e aos organismos representativos dos profissionais de imprensa e defensores da liberdade de expressão, no sentido de que os mesmos se incorporem à cobrança pela agilidade desse julgamento.

O nosso mandato está apresentando projeto de lei instituindo o dia 15 de junho como Dia Nacional dos Blogueiros e Blogueiras, acatando proposta do Movimento Nacional de blogueiros progressistas, numa homenagem a Edinaldo e a todos esses profissionais que fazem a imprensa realmente livre e independente desse país e por isso mesmo sofrem todo tipo de ameaças, perseguições e até execuções.

Aproveito para enviar minha solidariedade à família de Ednaldo. Em nome dos seus pais, Miguel Francisco e Maria do Socorro, que sofrem até hoje a perda do filho querido e exigem justiça.

Nenhum comentário: