i

quinta-feira, 22 de março de 2012

Ministro do TCU vistoria as obras do Arena das Dunas

Objetivo era fiscalizar os recursos federais para construção do estádio para a Copa de 2014 e as obras de mobilidade urbana.

Lara Paiva/Nominuto.com

"O Rio Grande do Norte está indo muito bem", disse Campelo.
Saiba mais

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Valmir Campelo, realizou uma vistoria às obras do estádio Arena das Dunas, onde vão acontecer alguns jogos da Copa do Mundo de 2014. O objetivo da visita de Campelo à Natal foi fiscalizar as verbas federais utilizadas pelo Governo do Estado.

Além disso, o ministro queria saber como está o andamento das obras de mobilidade urbana, o estádio e o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Além do ministro e os fiscais do ministério, participaram da visita ao Arena das Dunas: a governadora Rosalba Ciarlini (DEM); o secretário Extraordinário da Copa 2014, Demétrio Torres, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), Valério Mesquita.

Rosalba Ciarlini falou que está bastante contente com a visita do ministro à Natal. Para ela, isso é uma forma de mostrá-lo o que está acontecendo na cidade. “Quanto mais o ministro souber do andamento das obras em Natal, mais rápido elas serão terminadas”, disse a governadora.

A visita do ministro também foi para negociar a entrada de recursos federais para acelerar as obras de mobilidade urbana na Avenida Roberto Freire e no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. “Essas obras são fundamentais para o nosso Estado”, comenta Ciarlini. A intenção é que as obras da Roberto Freire estejam prontas em dois anos.

O Ministro falou que o relatório, publicado em fevereiro, foi uma forma de chamar atenção dos governantes para que o Estádio Arena das Dunas não fosse usado somente para as partidas de futebol, mas também para apresentações musicais. Valmir Campelo disse que tanto o TCU, o TCE-RN e o Governo querem que o estádio também tenha outras finalidades.

Lara Paiva/Nominuto.com
Ministro esteve acompanhado da governadora Rosalba Ciarlini e do secretário Demétrio Torres.

Segundo o ministro Valmir Campelo, o andamento das obras depende do projeto arquitetônico que foi elaborado e que cada obra tem as suas particularidades, o seu ritmo. Em fevereiro, o TCU divulgou o relatório em que dizia que a obra estava bastante atrasada e que o estádio tinha risco de se transformar em “elefante branco”.


Ao ser questionado sobre o que ele acha do andamento das obras, o ministro evitou comparar as obras das outras cidades, mas que ele acha a construção está indo muito bem. “O Rio Grande do Norte está indo muito bem. O uso dos recursos financeiros estão regulares”, respondeu Valmir Campelo.

Logo após a visita, o ministro Valmir Campelo vai realizar uma visita técnica com os presidentes do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco e Bahia.

Para Valério Mesquita, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), a visita do ministro serve “para abraçar diretrizes, interações em todos os estados que vão sediar a Copa de 2014”.

Lara Paiva/Nominuto.com
Visita nas 12 cidades-sede será contínua e que pode haver mais visitas ao longo do ano.

De acordo com os técnicos do Ministério do Tribunal de Contas da União, a visita nas 12 cidades-sede será contínua e que pode haver mais visitas ao longo do ano. 


Sobre a construção do Arena das Dunas, o diretor de marketing do estádio, Artur Couto, disse já atingiram mais de 22 % do cronograma. "As obras do estádio estão acima do que foi planejado", falou Couto. A obra está na fase de fundações, foram colocadas 2300 das 3300 estacas que serão postas no estádio.

Fonte: Nominuto.com 

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons