Em mensagem enviada ao presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno Assis, por ocasião do lançamento da Campanha da Fraternidade 2012, o papa Bento XVI disse que é necessário garantir a um número crescente de pessoas o direito aos serviços de saúde.
O tema deste ano da campanha é "Fraternidade e saúde pública". O papa lembrou que o lema "que a saúde se difunda sobre a terra" tem como objetivo suscitar, a partir de uma reflexão sobre a realidade da saúde no Brasil, um maior espírito fraterno e comunitário no atendimento aos doentes.
Em uma referência ao episódio da vida de Jesus no qual ele cura um paralítico, Bento XVI diz: "Jesus, antes de fazer com que esse voltasse a andar, perdoa-lhe os pecados, ensinando que a cura perfeita é o perdão dos pecados, e a saúde por excelência é a da alma".
O papa também pediu aos fiéis que tomem conta não apenas dos males físicos, mas também dos males espirituais de cada pessoa doente.Campanha da Fraternidade 2012 tem como tema a Saúde Pública
A Igreja Católica discute este ano durante a Campanha da Fraternidade, o lema “Que a saúde se difunda sobre a Terra”. No período conhecido como Quaresma – 40 dias que antecedem a ressurreição de Jesus Cristo - o assunto será abordado e discutido em missas, encontros e orações.
Em Ipanguaçu o pároco Pe. Cesar Bessa abre a Campanha da Fraternidade hoje na missa marcada para acontecer as 19:30hs na igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes.
O objetivo, de acordo com a Igreja, é sensibilizar a sociedade sobre a realidade das pessoas que não tem acesso à assistência de saúde pública condizentes com suas necessidades e dignidade.
O lema também faz parte das oito metas da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgadas nos anos 90 e previstas até 2015, onde figuram a redução da mortalidade infantil, melhoria da saúde materna e combate a epidemias e doenças.
Campanha da Fraternidade
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove a Campanha da Fraternidade desde o ano de 1964, como itinerário obrigatório para os cristão que vivem o tempo da quaresma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário