i

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Secretário visita Ipanguaçu nesta sexta

O diretor do Departamento de Reabilitação e Reconstrução da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Ivan Fredovino, vai visitar o município de Ipanguaçu e conhecer a área do projeto de desobstrução da calha do rio Pataxó, nos períodos de inverno de 2004, 2008 e 2009 represou a água dentro da cidade, causando inundação em 75% da cidade de Ipanguaçu.

O prefeito Leonardo Oliveira, de Ipanguaçu, destaca que além desta obra também se faz necessária a desobstrução do leito do Rio Piranhas/Açu, que também contribui, em períodos de grandes sangrias da Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, com inundação não só de Ipanguaçu, mas também de Assú, Alto do Rodrigues, Carnaubais e Pendências.

Para Ipanguaçu, o prefeito Leonardo Oliveira destaca que é necessário investir na construção de um dique de contenção ao redor da cidade e na desobstrução do leito do rio Pataxó, que quando o açude de mesmo nome transborda, a água inunda a cidade. É este cenário que na próxima sexta-feira será conhecido de perto pelo secretário nacional de Defesa Civil.

O secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales, e técnicos da Semarh vão acompanhar a visita para explicar os detalhes técnicos da obra. Um convênio no valor de R$ 7,3 milhões foi assinado entre o Governo do Estado e o Ministério da Integração Nacional para a obra no rio Pataxó.

A Semarh está iniciando o processo de licitação dela. A Secretaria Nacional de Defesa Civil é vinculada ao Ministério da Integração Nacional. O objetivo da obra é amenizar as inundações ocorridas no município de Ipanguaçu no período das chuvas, beneficiando uma população de 14 mil pessoas. O município, nas cheias dos últimos anos, viveu dificuldades sociais e econômicas como a invasão de água em residências e a perda da lavoura.

Na ocasião da visita do secretário nacional de Defesa Civil e do secretário estadual de Recursos Hídricos, os agricultores do município de Ipanguaçu vão aproveitar para cobrar a recuperação do canal de alvenaria que traz água da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves para abastecer parte da zona rural de Ipanguaçu. O canal está com problemas na estrutura desde 2009.

Jornal DE Fato

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons