i

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Semana de Línguas promove leitura e conhecimento em escola da comunidade rural de Ipanguaçu

A Prefeitura de Ipanguaçu, através da Secretaria de Educação, iniciou na ultima terça-feira (04) a 3ª Semana de Línguas da Escola Municipal Adalberto Nobre de Siqueira, localizada no assentamento Tabuleiro Alto, a 20 km do centro de Ipanguaçu. A programação se estende até a próxima sexta-feira (07), iniciando sempre às 13:30hs e se estendendo até às 17hs.

O projeto é coordenador pelo professor de Língua Portuguesa e literatura André Magri. Segundo André, a semana de Línguas é uma atividade extraclasse com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental que busca apresentar e servir de exemplo à comunidade escolar local e municipal no que diz respeito à importância e à valorização da leitura e dos livros. Este ano o projeto tem como tema: Literatura: A arte de contar histórias.

Na abertura da semana de línguas o evento contou com a apresentação do grupo de Teatro de Arte e Ciências da Escola “Teatrando”, representado o cordel “Os Constituintes”, do poeta Antônio Francisco. O autor ainda participou de uma roda de conversas com alunos e professores da rede municipal.

Nesta quarta-feira (05, ocorreu a abertura do primeiro dia de exposições temáticas literárias com o 6º ano: “O Encantador do Cordel”; 7º ano: “Nordeste da Alegria em Autor da compadecia, de Ariano Suassuana”; 8º Ano: “Um cortejo à Língua Portuguesa em Emília no País da Gramática, de Monteiro Lobato”. Na quinta-feira(06) aconteceu o segundo dia de exposição com o 6º ano: “O fabuloso mundo das Fábulas”; 7º ano “O sabor da Literatura em A Fantástica de Chocolate, de Road Dahl”; 8º ano: “Infância e identidade em Menino de Engenho, de José Lins do Rego”; 9º ano: “Religiosidade e Nordestinismo em O pagador de Promessas, de Dias Gomes”.
Na sexta-feira, a partir das 18hs, ocorrerá ainda a premiação de projetos, nas categorias: Criatividade, argumentação, organização e produções textuais com base nos trabalhos expostos à comunidade.

De acordo com o prefeito Leonardo Oliveira, projetos como este incentivam os alunos à verdadeiramente se envolverem com a leitura. “Precisamos cada vez mais incentivar os nossos alunos à essa pratica, tão saudável. Ficamos felizes quando notamos que os projetos são absorvidos e que, com a criatividade e um belo desempenho da equipe escolar, são desenvolvidos com sucesso. Esse projeto da Semana de Línguas, pela sua proposta, já foi premiada por diversas vezes”, destaca o prefeito.

O evento, como afirmou o prefeito, realmente tem despertado o interesse do alunado para a leitura, como já comprovou em casa a dona Maria da Conceição, mãe de uma aluna. “A minha filha tem se interessado mais em aprender. A gente percebe que agora, depois do projeto, ela está conseguindo ler bem melhor e com gosto”.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons