i

sábado, 22 de outubro de 2011

Baleia que estava encalhada consegue voltar ao mar

Publicado por Robson Pires, 
A Tribuna do Norte informa que, por volta das 12h30 deste sábado (22), a baleia jubarte de dez metros e pesando aproximadamente 20 toneladas voltou ao mar. O animal encalhou na praia de Upanema no início da manhã de quinta-feira (20).


A operação de desencalhe, sob o comando da professora doutora Bernadete Fragoso, do Projeto Cetáceos da Costa Branca da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), durou cerca de 50 horas e contou com a participação de 200 voluntário. Biólogos do Projeto Cetáceos da Costa Branca acompanharam a jubarte por cerca de 500 metros mar adentro.
A operação teve o apoio da Marinha do Brasil, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Ibama, além de pesquisadores da UERN e da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).
A primeira tentativa de desencalhe aconteceu durante a noite. Fracassou. A maré terminou foi jogando a baleia para a areia da praia. Na manhã de ontem, o animal ficou totalmente fora d’água e precisou de mais atenção dos pesquisadores, que usaram toalhas para hidratar a pele e colírio nos olhos do animal. Apesar da situação adversa, a saúde da baleia foi considerada estável pelos pesquisadores.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons