i

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Em Ipanguaçu, Seminário sobre o fortalecimento de Comunidades Negras e Minorias atrai gestores municipais de diversas regiões


Atraindo espectadores de diversas regiões do Estado, o I Seminário de Fortalecimento das Comunidades Negras do RN reuniu mais de 500 pessoas no entorno e no interior da Câmara Municipal de Ipanguaçu, na região do Vale do Açu. O evento, iniciativa da Prefeitura de Ipanguaçu e da ONG Valer, informou e promoveu discussões à gestores públicos e à população acerca dos direitos e das políticas públicas de benefício às minorias no Brasil.

Estiveram presentes, além das autoridades do município anfitrião – o prefeito Leonardo Oliveira, secretários, vereadores e lideranças – representantes dos municípios de Assú, Currais Novos, Afonso Bezerra, Carnaubais, Messias Targino, Upanema, Alto do Rodrigues e Pendências. Também compareceram representantes dos governos federal e etadual, da Petrobras, da Caixa Econômica Federal, do Sebrae/RN e das universidades Estadual e Federal do Rio Grande do Norte.

Antes da abertura do seminário, houve apresentações culturais, inclusive da comunidade ipanguaçuense de Picada, na zona rural, recentemente reconhecida pelo governo federal como remanescente de quilombo. “Este evento é parte de um espetacular projeto de resgate cultural. Podemos ter Picada como um exemplo em todo o Rio Grande do Norte, pelo suporte que recebe da prefeitura”, afirmou a coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do RN (COEPPIR), Clyvia Saraiva.


De fato, Ipanguaçu tem investido bastante em políticas de resgate cultural e de fortalecimento de minorias. Em reconhecimento a essa postura, o prefeito Leonardo Oliveira recebeu dos moradores da comunidade Picada uma comenda. No entanto, a despeito desta postura, de acordo com Maria Aparecida Dantas, da ONG Valer, o RN se encontra muito aquém do restante do país no que diz respeito à esse tipo de iniciativa. “Este evento, que contou com a participação de tantos municípios, pode ser o início de uma mudança. Ainda há muitas dúvidas por parte dos gestores sobre quais são os direitos, os deveres e até onde se pode ir”, revelou Aparecida.

Segundo a Coordenadora da União de Negros pela Igualdade, Graça Lucas, é fundamental encontrar gestores sensíveis para trabalhar essas questões, que se preocupem em tirar as leis do papel. “Acredito com muita esperança, que o RN sairá da lanterna nas questões éticas raciais, não só as questões negras, mas população de ciganos, indígena entre outras”, afirmou.

Para o antropólogo Geraldo Barbosa, que ministrou a palestra sobre “Desafios e perspectivas das comunidades quilombolas do RN”, disse que nem mesmo esperava que o seminário fosse ser tão concorrido. “O município e o seu gestor estão de parabéns. Não imaginava que seria tão bom. Estou estarrecido. Nunca aconteceu nada igual no Rio Grande do Norte”, analisou o Doutor.

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o ano de 2001 como sendo o Ano Internacional para Descendentes de Africanos. Para o prefeito Leonardo Oliveira, as políticas de benefícios aos negros são uma forma de corrigir uma distorção histórica no Brasil. “O Brasil só será um país justo quando todos tivermos as mesmas oportunidades, independente de credo, de cor da pele ou de qualquer outro fator. É assim que pensamos a nossa gestão em Ipanguaçu. É por isso que tanto lutamos para resgatar a identidade cultural e social da comunidade de Picada. Este evento é parte desse esforço. Muito mais ainda faremos”, declarou.



Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons