i

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Prefeitura de Ipanguaçu mobiliza profissionais e população para o dia “D” de vacinação contra a paralisia infantil e sarampo

O Ministério da Saúde e a Prefeitura de Ipanguaçu realizam neste sábado, dia 13 de agosto, a aplicação da segunda dose das vacinas contra a paralisia infantil e contra o sarampo. A Secretaria Municipal de Saúde está mobilizando seus profissionais e toda a população para imunizar as crianças ipanguaçuenses.

Segundo o Ministério da Saúde, o último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989, no estado da Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial de Saúde o certificado de eliminação da doença. De acordo com a OMS, 26 países ainda registram casos da pólio.

Em relação ao sarampo, desde 2000 o vírus não circula no Brasil. Neste ano, foram confirmados dez casos de pessoas que não foram vacinadas, viajaram para o exterior ou tiveram contato com pessoas que “importaram” a doença.

Segundo a enfermeira Aline Gomes, a vacina é fundamental, mesmo com a erradicação da poliomielite e a diminuição de casos de sarampo. “A imunização é fundamental. Pontos de saúde estarão abertos para imunizar as crianças que estejam na faixa etária. É muito importante que os pais ou responsáveis levem as crianças de 0 a 7 anos, portando a carteira de vacina” fala a enfermeira.

Na primeira etapa da campanha de vacinação da poliomielite, de acordo com dados confirmados pelo Ministério da Saúde, o município de Ipanguaçu extrapolou a meta e imunizou 100% das crianças menores de cinco anos. A meta do Governo Federal era vacinar 95% do público alvo. No total, segundo a secretaria de Saúde de Ipanguaçu, 1.291 crianças foram vacinadas.

A Prefeitura espera vacinar 1.131 crianças de zero a 05 anos contra a pólio, e 1.700 crianças de zero a 07 anos contra o sarampo.

De acordo com a Secretária de Saúde, Sumaira Fonseca, a expectativa agora é de que o município possa ultrapassar a meta novamente. “A vacinação já está sendo feita nos postos de saúde espalhados por todo o município e nas escolas. Mas no sábado, no dia “D”, os postos de saúde do centro da cidade e o da comunidade de Pataxó estarão abertos das 08 às 17hs para a vacinação”, informa.

Doenças
Preste atenção aos sintomas: resfriado, febre e dores musculares podem ser sinal de poliomielite. O mais grave é quando a doença atinge o sistema nervoso, provocando paralisia.

No caso de febre e aparecimento de manchas avermelhadas pelo corpo, acompanhadas ou não de tosse, coriza e conjuntivite, pode ser caso de sarampo.
Identificando estes sinais, procure imediatamente um médico.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons