i

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Com participação da população, Prefeitura realiza o 2º Fórum da Educação para elaboração do Plano de Ações Articuladas 2011/2014


Envolvendo a sociedade e a equipe técnica da educação municipal, a Prefeitura de Ipanguaçu está debatendo um novo plano de metas para a o ensino público do município no 2º Fórum da Educação, cujo lema é “Compromisso Todos pela Educação”. No fórum, a população se une aos professores e demais profissionais para discutir o Plano de Ações Articuladas (PAR) 2011/2014, e, também, para elaborarem conjuntamente um diagnóstico da educação ofertada nas escolas municipais. E evento, que se iniciou nesta quarta-feira (18), segue até a sexta-feira (19).

De acordo com a secretária de Educação de Ipanguaçu, Jeane Dantas, o fórum abre espaço para que a sociedade conheça e participe do Plano de Ações Articuladas (PAR). “A secretaria de Educação poderia ter criado uma comissão para o planejamento do PAR, mas decidimos junto com o prefeito que a discussão deveria ser feita por todos os que fazem a educação municipal e ouvindo a opinião da população. Fizemos questão, junto com o prefeito Leonardo, que a sociedade civil organizada pudesse ajudar a criar as metas entre 2011-2014”, afirmou Jeane.

O Plano de Ações Articuladas é composto por quatro dimensões: gestão educacional, formação de professores e de profissionais de apoio escolar, práticas pedagógicas e infraestrutura física e recursos pedagógicos. Por determinação do Governo Federal, todos os municípios deverão revisar o plano, que está vinculado ao recebimento de recursos da União, e apontará as prioridades e metas para os próximos quatro anos.

O prefeito Leonardo Oliveira disse que a elaboração do novo PAR observará os indicadores de avaliação, garantindo maior precisão nos dados obtidos. “Através do Plano de Ações Articuladas o município poderá receber verbas federais para a construção de escolas, aquisição de equipamentos, entre outros. O fórum é importante porque através deles veremos a realidade da educação, com o foco em todo o processo, de forma a melhor ajustar diretrizes para os alcances de melhores resultados educacionais”, analisou.


Participaram da abertura do evento, além do prefeito Leonardo Oliveira, da secretária de Educação Jeane Dantas, pais, alunos, sociedade civil organizada e servidores públicos: a vice-prefeita Vera Lucia; os vereadores Juan Montenegro, João Batista Lopes e Tunefis Morais; a secretária adjunta de Educação Mara Carmelita; a secretária de Assistência Social Maria Cristina; o secretário de Cultura e Turismo Fernando Neto; o Secretário de Esporte e Lazer Marcos Antônio; presidente do Sindicato dos Servidores Públicos (SINDISEPI) Serjane Araujo e a presidente do Conselho Municipal de Educação Mara Núbia de França.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons