i

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Petrobras comemora 30 anos de produção no Vale do Açu

Nesta quarta-feira (20/07), a Petrobras realiza cerimônia em comemoração aos 30 anos de produção de petróleo no Vale do Açu. O poço pioneiro – ARG-01 - está localizado no campo de Alto do Rodrigues e continua em atividade até hoje.

A área de Exploração e Produção da Petrobras na região é representada pelo Ativo de Produção Alto do Rodrigues, que tem em sua abrangência oito municípios produtores de petróleo e outras fontes de energia - Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Assu, Carnaubais, Macau, Pendências, Porto do Mangue e Serra do Mel. São 13 campos de produção terrestres e um marítimo, mais de dois mil poços de petróleo, 22 estações coletoras de óleo, 21 geradores de vapor e 350 quilômetros de dutos.

A presença da Petrobras tem contribuído para mudar o cenário econômico da região. Atualmente, cerca de duas mil pessoas, entre empregados próprios e contratados, trabalham para a Companhia no Vale do Açu. Em 2011, os royalties pagos pela atividade de exploração e produção de petróleo e gás aos oito municípios produtores da área de abrangência do Ativo de Produção Alto do Rodrigues já superaram R$ 33 milhões. Além disso, mais de 300 agricultores que têm poços de petróleo em suas terras recebem participação na produção de óleo e gás.

Responsabilidade Social
A Petrobras desenvolve em parceria com diversas instituições da região ações educativas, de geração de trabalho e renda, combate à miséria e à fome, garantia dos direitos da criança e do adolescente, promoção da cidadania, cultura e preservação do meio ambiente. São projetos diversos que buscam a autonomia e sustentabilidade das populações beneficiadas. Além dos oito municípios produtores, Ipanguaçu também possui atividades voltadas principalmente para crianças e jovens.

Dentre os projetos desenvolvidos pela Companhia nesta região estão: Programa de Criança Petrobras, Terra Pronta, Mova-Brasil, Circuito Petrobras de Vela, Caatinga Viva, Telecentro de Inclusão Digital, Horta Comunitária e Programa Molhar a Terra.

Vaporduto
É nesta região que está o Projeto de Injeção Contínua de Vapor (Vaporduto) - considerado o maior do mundo, com uma extensão de aproximadamente 30 km - sendo o primeiro a operar com vapor superaquecido. A primeira etapa, que tem 11,9 km de extensão, está em operação desde janeiro de 2010, injetando vapor nos poços do Campo de Estreito. Em janeiro do ano passado; o Campo de Estreito produzia 4.660 bpd (barris de petróleo por dia), em abril de 2011, a produção subiu para 7.700 bpd.

O vapor é gerado pela Usina Termoelétrica Jesus Soares Pereira (Termoaçu) e distribuído para os poços através de uma rede de dutos. A segunda etapa irá atender aos poços do Campo Alto do Rodrigues e terá extensão de 15,8 km.

O Projeto de Injeção Contínua de Vapor (Vaporduto) está entre os três mais importantes em execução na Unidade de Operações de Exploração e Produção do RN e CE, contribuindo significativamente para o incremento da produção nos próximos 15 anos.

Fonte: Rodrigo Medeiros 

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons