i

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Defesa Civil se encontra com secretário

 O prefeito de Ipanguaçu, Leonardo Oliveira, levou a equipe da Defesa Civil para se encontrar com o secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto de Azevedo Viana Filho, em Natal. O encontro está previsto para acontecer hoje à tarde. Leonardo Oliveira vai cobrar do secretário mais agilidade na liberação de recursos para ajudar as vítimas da enxurrada em 2011.

O município de Ipanguaçu vem sofrendo desde 2004 com a correnteza das águas do rio Pataxó e também do rio Piranhas/Açu. O primeiro quando o açude transborda com mais de 25 centímetros e o segundo com a sangria da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves com mais de 4 metros de lâmina de sangria. Em 2004, mais de mil famílias ficaram desabrigadas.
O cenário se repetiu em 2008 e 2009. Neste ano, apesar da intensidade das chuvas ter sido menor, a cidade terminou com 163 famílias desabrigadas. Desta, pelo menos 30 ainda não conseguiram retornar para suas casas. O prefeito Leonardo Oliveira disse que mesmo que estas famílias quisessem não permitiria o retorno, considerando que moravam em áreas de risco.

O secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto de Azevedo Viana Filho, terá reuniões com autoridades estaduais para tratar de assuntos ligados ao órgão no Estado e no País. O convite para a visita foi feito pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Elizeu Dantas. E em Ipanguaçu, foi o Corpo de Bombeiros que instruiu todo processo de elaboração dos documentos para o decreto de emergência, que hoje completa 3 meses e se encerra.

Durante a manhã, Humberto Viana se reúne com o secretário de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC), Thiago Cortez; com o secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), Aldair da Rocha; e com o coordenador estadual de Defesa Civil, tenente coronel Josenildo Acioli. À tarde, o secretário nacional de Defesa Civil viaja para o município de Assú, onde vai visitar as áreas de risco da região.

Para o comandante-geral do CBMRN, Cel. Elizeu Dantas, a presença de Humberto Viana no Estado será importante para que ele possa conhecer de perto os projetos executados pela Defesa Civil nos últimos seis meses. Para o prefeito Leonardo Oliveira, a presença do secretário Nacional de Defesa Civil é a oportunidade para cobrar agilidade nas obras para recuperar o prejuízo da população e também para evitar que a cidade volte a ficar inundada.

Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons