Mais de 1500 crianças e adolescentes de Ipanguaçu, município com cerca de 13,9 mil habitantes, são atendidos por ações sociais que combatem o trabalho infantil. E na manhã desta sexta-feira (12), de forma a conscientizar a população a se engajar nessa luta, a Prefeitura de Ipanguaçu realizou diversas atividades, por toda a cidade, através da Secretaria de Assistência Social, e em parceria com o CRAS, PETI, Conselho Tutelar, Comissão Selo Unicef 2009/2011. Essas ações integram a campanha “Trabalho Infantil – Deixar de Estudar é um dos Riscos”, em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, comemorado no próximo domingo (12).
Segundo dados da Prefeitura, os projetos Ação Criança, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), ProJovem Adolescente, Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), Escolinha Cidadã e Banda Filarmônica atendem hoje mais 1.500 crianças e adolescentes, promovendo a inclusão social, fortalecer o desempenho escolar dos beneficiários e afastando-os das ruas e do trabalho infantil.
Para o prefeito Leonardo Oliveira, os resultados já alcançados com todas essas iniciativas são uma contribuição para um futuro melhor do município. “A Prefeitura atende atualmente mais de 1,5 mil crianças e adolescentes com projetos que buscam assegurar os direitos que lhes são assegurados na Constituição. Lugar de criança é na escola, não trabalhando” afirmou.
De acordo com a coordenadora municipal da comissão pró-selo UNICEF, Luciene Varela, uma nação responsável deve garantir que as crianças tenham oportunidade de estudar, brincar, ou seja, desfrutar desde a infância os seus direitos como ser humano.
A Vereadora Thalita Cosme, frisa que campanhas como esta nunca são de mais, e que é preciso avançar nesta questão porque “é fundamental ações praticas como a que à prefeitura desenvolve, com projetos que atendam diretamente o público que esteja em risco social”, diz Thalita.
A campanha se iniciou na última quinta-feira (09). Por todo o município aconteceram ações de conscientização, tais como palestras; teatro de fantoches; visitas do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Conselho Tutelar; apresentações culturais, entre outras ações nas escolas, instituições públicas, e em programas e projetos de assistência social desenvolvidos na cidade.
Veja fotos no link abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário