i

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Prefeitura de Ipanguaçu capacita agentes de Saúde para o combate à Hanseníase

Agentes comunitários de saúde e enfermeiros de Ipanguaçu participaram durante toda a manhã de hoje (25) de capacitação para a prevenção da hanseníase no município, grave e contagiosa doença degenerativa. A formação foi ministrada no Teatro Municipal Maria Eugênia Montenegro por técnicos da II Unidade Regional de Saúde Pública.

Também conhecida como a mais antiga doença do mundo, a hanseníase afeta a humanidade há pelo menos 4 mil anos. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, ela afeta pelo menos um em cada mil habitantes, o que o coloca como um dos países mais afetados pela enfermidade no mundo. Segundo a enfermeira Aline Gomes, Ipanguaçu dispõe de um plano municipal específico para a prevenção da Hanseníase.

“O plano municipal foi elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde de Ipanguaçu. Essa capacitação é o primeiro passo para o combate. A qualificação de todos os nossos profissionais de saúde é necessária para que sejam identificados os sintomas. Os casos suspeitos são encaminhados para exames e, se necessário, os pacientes recebem o tratamento adequado, bem como passam por uma reabilitação”, explica a enfermeira.

A precocidade do diagnóstico é fundamental para o sucesso do tratamento. Quanto antes a hanseníase for diagnosticada, maiores as chances de cura. Por isso, os agentes de saúde de Ipanguaçu realizam visitas diárias, tanto na zona urbana quanto na rural.

Informar a população também faz parte do Plano de Mobilização para Prevenção da Hanseníase de Ipanguaçu. Os profissionais da saúde informam sobre a doença, esclarecem dúvidas e sensibilizam a população sobre a gravidade do problema. “Nossa meta é capacitar todos os profissionais de saúde do nosso município no combate não só a essa doença tão terrível, mas também em relação a várias outras. A saúde da nossa população é uma prioridade”, afirma o prefeito Leonardo Oliveira.

Até o momento, há em Ipanguaçu, município de aproximadamente 13,9 mil habitantes, apenas um caso diagnosticado de hanseníase. O paciente encontra-se em tratamento.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons