i

sexta-feira, 11 de março de 2011

Vale recebe simulado até o final do mês

Até o final deste mês, a região do Vale do Açu será palco de um grande simulado envolvendo o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estadual.


O assunto foi discutido nesta quinta-feira, 10, entre o Coordenador Estadual da Defesa Civil, Tenente Coronel Josenildo Acioli, e o prefeito de Assu, Ivan Lopes Júnior, em encontro realizado na Prefeitura de Assu.

O encontro foi para apresentar projetos estratégicos visando preparar a região do Vale do Açu e cidades vizinhas para o enfretamento de desastres naturais, como enchentes e deslizamentos de terra. A preocupação maior é com o sangramento da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, que já causou desastres em anos anteriores.

O tenente coronel Acioli informou que a realização do simulado depende do repasse de algumas informações que foram solicitadas às prefeituras que fazer parte do Vale do Açu. São dados importantes sobre abrigos temporários e quantidade de famílias que vivem em áreas de risco. O prazo para a entrega das informações é no dia 25 de março próximo.
Os dados serão repassados para a governadora Rosalba Ciarlini, que vai decidir quando será realizado o simulado. "O objetivo é realizar a operação até o final deste mês ou, no máximo, no início do mês seguinte", adiantou Acioli.

O coordenador da defesa civil estadual ressaltou que a realização do simulado é importante para preparar a população e os servidores públicos, administrativamente e operacionalmente, para atuarem em casos de desastres. 

Outro ponto discutido no encontro realizado em Assu foi a implementação e estruturação das Coordenadorias Municipais e dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil, visando ampliar as ações da Defesa Civil nas localidades onde não existe o serviço, e a reestruturação das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil nos municípios que já oferecem o serviço.

Ivan Júnior informou que também ficou definido que será realizado um curso sobre alguns procedimentos a serem adotados em casos de desastres naturais. Ele acrescentou que o encontrou foi importante e anunciou que vai lutar para instalar uma corporação do Corpo de Bombeiros em Assu. "Sabemos da importância de todas essas ações para a prevenção de acidentes, sendo essencial, então, contar com a presença do Corpo de Bombeiros em nosso município", ressaltou o prefeito.

Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons