i

quarta-feira, 2 de março de 2011

ProJovem Adolescente inicia as atividades de 2011


Na noite de ontem, terça-feira (2), os quatro coletivos com cerca de 120 adolescentes atendidos pela Prefeitura de Ipanguaçu por meio do programa ProJovem Adolescente iniciaram as atividades de 2011. O programa é realizado no Centro Integrado de Cidadania - CIC, com o objetivo de oferecer atividades educacionais cívicas e profissionalizantes.

O início dos trabalhos foram abertas na solenidade no CIC com a presença dos adolescentes beneficiados pelo programa, e da secretária municipal de Assistência Social, Cristina Oliveira, que desejou as boas vindas. 

Para a secretária, Cristina Oliveira, a parceria do programa entre a prefeitura e o governo federal, traz oportunidade para melhorar de vida. Além de oferecer uma variedade de atividades educativas, recreativas e profissionalizantes, o programa ajuda a inserir o jovem no meio social e também no mercado de trabalho, afirma Cristina Oliveira.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescente e Jovens de 15 a 17 anos (ProJovem Adolescente) tem por foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino. Isso é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.

O público-alvo constitui-se, em sua maioria, de jovens cujas famílias são beneficiárias do Bolsa Família, estendendo-se também aos jovens em situação de risco pessoal e social, encaminhados pelos serviços de Proteção Social Especial do Suas ou pelos órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. 

Segundo a coordenadora do programa, Rayane Ribeiro, este ano um dos principais objetivos é fazer com que os jovens consigam criar sua própria visão de mundo, assim contribuindo para a sua escolha profissional, “Neste ciclo iremos prepará-los para que eles possam ao termino da sua jornada projoveana se definir profissionalmente, para isso tratemos diversos profissionais que possam orientá-los”, explica à coordenadora. 

Os encontros são realizados de terça à sexta-feira na sede do CIC para os coletivos da zona urbana, além da turma na comunidade de Arapuá, as atividades acontecene no contra turno escolar. Nas atividades o programa geram participação cidadã com temas relacionados ao mundo do trabalho, que são desenvolvidos pelos os orientadores, que ainda realizam oficinas de dança, teatro, musica, esporte, violão e informática. 

Fotos:








Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons