i

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Indústrias têxteis do RN acertam compra de algodão do Vale

As empresas Coteminas e Vicunha, duas das gigantes têxteis do Brasil, instaladas no Rio Grande do Norte, sinalizaram interesse em adquirir toda a produção de algodão do Vale do Açu, decorrente do projeto de revitalização da cotonicultura, assistido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA - algodão).

O encontro, ocorrido no último dia 4, na Casa da Indústria, sede da instituição, em Natal, foi articulado pela coordenação do Arranjo Produtivo Local (APL) do Algodão, na instância da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), e objetivou discutir com empresários do ramo têxtil potiguar perspectiva de mercado para a referida produção. O contato com os empresários foi um dos encaminhamentos do 1° Seminário de Safra ocorrido dia 25 de novembro de 2010, em Assú.

O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, Paulo César de Brito, participou do compromisso ao lado do presidente da Cooperativa Agropecuária do Vale do Açu (COAPERVAL), João Gregório Júnior. Paulo Brito adiantou que, na oportunidade, dirigentes de grandes grupos têxteis instalados no Estado, dentre os quais Coteminas e Vicunha, sinalizaram favoravelmente à compra da produção algodoeira. 

Ficou agendado um novo encontro para o próximo dia 20, novamente na sede da Federação. Nessa ocasião, deverá avançar o diálogo em torno da celebração de contrato com este fim, envolvendo empresários e a Cooperativa.

PROJEÇÕES
 
Para Paulo Brito, a expectativa é que o projeto de revitalização do algodão - que será executado em região de sequeiro do município - possa apresentar uma produção de 350 quilos por hectare, numa área cultivada de 350 hectares. Otimista, o prefeito Ivan Lopes Júnior disse que sua administração aposta no êxito da empreitada. "No passado, o algodão foi um importante mecanismo indutor da economia local e regional, além de gerar emprego e ocupação, e é possível que essa realidade volte a acontecer", observou.

Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons