A preocupação no sentido de se evitar um surto da doença motivou o setor de saúde pública do município de Ipanguaçu, na região do Vale do Açu, a iniciar mais cedo as ações preventivas e de combate ao inseto transmissor da dengue (Aedes aegypti).
A partir da próxima semana a Secretaria Municipal de Saúde deflagrará uma série de ações com este propósito, de acordo com informação adiantada por sua titular, Sumária Fonseca. O primeiro compromisso, segundo ela, é reunir todo o corpo de agentes comunitários de saúde do município.
Sumária Fonseca adiantou que o planejamento que será traçado pela Secretaria definirá a realização das ações antidengue em todo o território do município. "Iremos cuidar deste trabalho em todas as comunidades", enfatizou.
A secretária municipal de Saúde fez questão de deixar explícito que este esforço conta com apoio integral de todo o conjunto da administração, em consequência de uma orientação direta do prefeito Leonardo Silva de Oliveira (PT). Repetiu que a instrução do prefeito é que quer todos engajados nesta ação de saúde pública.
PANORAMA
A secretária esclareceu que a determinação de iniciar imediatamente o processo de prevenção e combate à dengue não significa dizer que Ipanguaçu vivencie a iminência de um surto epidêmico da doença. Pelo contrário.
Ela assegurou que o trabalho de controle de focos do inseto transmissor da dengue está dentro dos parâmetros considerados aceitáveis no município. Sumária Fonseca transmitiu que o setor concluiu o exercício de 2010 com ínfimos 0,14% de grau de infestação predial de larvas do mosquito. Sumária Fonseca frisou que este bom resultado só foi possível graças ao engajamento de toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde.
Fonte: O mossoroense
Nenhum comentário:
Postar um comentário