i

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Chuva derruba plantação e mata animais


Ipanguaçu/Carnaubais - A chuva do último sábado, 25, causou estragos e prejuízos no Vale do Açu. Parte de uma plantação de banana foi destruída devido à força do vento. O assessor de imprensa de Carnaubais, Toni Martins, divulgou em seu blog que o prejuízo ocorreu numa das fazendas da multinacional Delmonte Fresh Produce, mas a informação não foi confirmada pela assessoria de assuntos institucionais.



"Tenho impressão que a área atingida foi na divisa da fazenda Água Branca, mas numa área bem afastada de Ipanguaçu, por isso, talvez, a informação não tenha chegado ainda até à administarção da Delmonte", disse Toni, informando que embora o vento tenha atingido uma área considerável, fica quase imperceptível devido à dimensão da Delmonte, que é a maior produtora da fruta no Brasil.

Na área atingida, a plantação estava quase em fase de colheita. O peso dos cachos e a umidade deixam os bananais susceptível a esse tipo de ocorrência. Com o vento, a planta é partida ao meio e as bananas são arremessadas no chão. De acordo com Toni Martins, a cena é semelhante com a que aconteceu em 2005, quando as chuvas com ventos que chegaram a 60 quilômetros por hora, devastaram vários hectares de bananas.

A plantação de banana é um das mais prejudicadas no período chuvoso. A própria Delmonte já foi vítima das enchentes e ventos fortes em anos anteriores. Em 2008, as inundações destruíram metade do plantio, obrigando a multinacional a suspender as atividades em mais de mil hectares, demitindo pelo menos 1.500 trabalhadores.

Animais
A fruticultura não foi o único setor a ser prejudicado com a chuva de sábado. Em Carnaubais, a queda de um fio de alta tensão matou pelo menos seis ovelhas eletrocutadas do sítio do agricultor José Jorge de Souza, o Dedé Minduca.

O proprietário dos animais passou o domingo inteiro esperando que a Companhia de Serviços Energéticos do Rio Grande do Norte (COSERN) aparecesse para sanar o problema. Segundo Dedé, não deu para aproveitar nenhum animal. "Nem tinha como, se alguém tocasse numa das ovelhas, morreria também eletrocutado", disse.

Na comunidade que fica na zona rural de Carnaubais, várias árvores caíram e casas foram destelhadas causando medo aos moradores.

Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons