Ontem (24), véspera de Natal o Espaço cultural da Praça Nossa Senhora de Lourdes foi o local para o primeiro Auto do Natal em praça pública do município de Ipanguaçu.
A primeira edição do Auto do Natal contou com Texto e roteiro: Fernando Neto; Direção: Nilberg Alcântara; Produção Musical: João Santos e Silvana Fonseca; Cenografia: Sérgio Henrique; Coreografia: Karina Helena, Marcelo Alves, Mateus Silva, Ronnistaine Pereira; Maquiagem: Rafaela Oliveira, Nilberg Alcântara, Luciene Varela, Fabia Tavares, Elayne Rocha; Figurino: Jonas Dantas, Nilberg Alcântara, Clécio Fonseca, Raylivia Guimarães, Adereços: Sérgio Henrique; Costureiras: Maria Rocha, Ciete Oliveira, Chiquinha; Elenco: Grupo de Teatro da Secretaria de Cultura, Jovens do ProJovem, crianças do projeto Ação Criança, Crianças do PETI, Alunos da Escola Maria Rizomar,Grupo de jovens JUFD;Bailarinos convidados: Alvaro Dantas e Jéssica Badu.
Realizado pela Prefeitura de Ipanguaçu, com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação, Banco do Brasil, D’ Larissa Fashion, Elba Modas, o espetáculo recontou a história do nascimento do menino Jesus.
“O objetivo da Secretaria é colocar os artistas regionais como crianças e adolescentes para consolidar uma política que valorize a cultura do município”, observa o Secretario de Cultural e turismo e roteirista do auto, Fernando Neto.
O espetáculo apresentou um de seus momentos mais especiais, o nascimento do menino Jesus. O espetáculo contou com a participação de um elenco com mais de 150 integrantes, entre artistas profissionais e amadores de várias faixas etárias, que participam dos programas sociais da Secretaria de Assistência Social, do grupo de teatro da Secretaria de Cultura, do grupo de Jovens JUFD e de escolas públicas, que realizaram o resgate dos valores natalinos.
Além de contar a história do menino Deus o auto fez uma grande homenagem a diversas crianças e adolescentes de todo o Brasil que tiveram suas vidas interrompidas. Entre os homenageados esteve o menino João Hélio de 6 anos que foi assassinado após um assalto na noite de 7 de fevereiro de 2007 no Rio de Janeiro, e a menina Elizete Moura Lemos que morava na comunidade de Arapuá no município de Ipanguaçu que foi raptar, morta e esquartejada no dia 10 de novembro de 1996, a história de Elizete Moura Lemos é longa e complexa, a menor, depois de raptada, foi morta com requintes de crueldade e o corpo jogado nas águas do rio Pataxó. O corpo foi encontrado três dias depois.
“Neste nosso primeiro auto do Natal quisemos homenagear as crianças e adolescentes do Brasil inteiro e a Menina Elizete Moura que teve sua vida interrompida. Durante o espetáculo as crianças do projeto Ação Crianças fizeram esta homenagem a todas as vítimas da crueldade humana” concluiu Fernando Neto.
O Auto de Natal encantou o público e inovou com um espetáculo de beleza, emoção e diversão que vai ficar na memória de todos que assistiram.
A Secretaria de Cultura ainda entregou o premio “Amigos da Cultura” que foi entregue ao Prefeito Leonardo Oliveira, a Secretária de Assistência Social - Cristina Oliveira, Secretária de Educação Jeane Dantas, subsecretária de Assistência Social - Francisca Rodrigues, assistente técnica - Glória Josefa, ao professor André Magri (idealizador do tema do desfile 2010), Nazareno Júnior (compositor do enredo do desfile 2010), Maria Pinto e Cilene Araujo (ASD), as lojistas Larissa Barbosa (Loja D’ Larissa Fashion) e Elba Alcântara (Elba Modas) e ao Banco do Brasil, por serem parceiros da cultura local.
O projeto Auto do Natal possuiu um forte de conceito de responsabilidade social para o governo municipal, além da formação de artistas que podem ser grandes profissionais da área da cultural, puderam promove a inclusão social de diversas crianças e adolescentes, oportunizando a pratica da arte para a interação outras pessoas.
Fotos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário