O bolsista de iniciação científica Caíque de Souza, aluno do 3o ano do Curso Técnico em Informática, foi premiado com o trabalho intitulado "Análise in silico de genes de reparo de DNA em um patógeno de planta: Acidovorax avenae". Caíque concorreu na área Ciências Biológicas I.
O orientador de Caíque, o professor de biologia Fábio Duarte, comenta que foi a melhor apresentação do estudante. "Ele foi muito desenvolto e respondeu a todas as perguntas com tranquilidade e segurança, e sem precisar do meu auxílio", afirma o professor. A maioria dos trabalhos da área eram de alunos do ensino superior.
Segundo a coordenadora de pesquisa do campus, Priscila Aliança, os "nossos alunos causam boa impressão por onde quer que passem. Foram premiados na Semana de Ciência e Tecnologia da Zona Norte dois anos seguidos, impressionaram alunos e servidores na EXPOTEC de Santa Cruz e agora um projeto do campus é referência para Institutos Federais do Norte e do Nordeste".
O trabalho premiado analisa a bactéria responsável pela "mancha aquosa", doença que ataca o melão. Essa pesquisa foi desenvolvida em co-autoria com o também professor de biologia Adriano de Carvalho e o bolsista Hugo Freitas, aluno do 2o ano do mesmo curso de Caíque.
Fonte: IFRN/Ipanguaçu
Nenhum comentário:
Postar um comentário