Depois de ser empossado o novo assessor técnico do território Açu- Mossoró, Teófilo Fernandes, foi realizado ontem, das 8 às 13h, mais uma reunião do colegiado dos territórios da cidadania.O evento ocorreu no Auditório da Faculdade de Assistência Social, Campus Central da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte(UERN), em Mossoró.
A reunião foi idealizada pela coordenação executiva do colegiado Açu/Mossoró, que compreende 14 municípios, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário(MDA) e Secretaria de Desenvolvimento Territorial(SDT).
O Programa Nacional da Alimentação Escolar - PNAE, foi o tema eleito e levado a discussão entre o colegiado, que na ocasião, era formado por representantes sindicais, presidentes de colônias de pescadores, assentados de projetos de reforma agrária, nutricionistas, professores e secretários escolares, além de secretários de agricultura de diversos municípios da região.
De Ipanguaçu compareceram ao evento Francisca de Souza Câmara, na condição de conselheira municipal da alimentação escolar(CAE) e Fernanda Santana da EMATER local.
O técnico da EMATER/Mossoró, Breno de Lira Leão, destacou enfaticamente a lei 11.947 que obriga as escolas do país a servirem a merenda seguindo o cardápio regionalizado.
"Deve-se inserir o jerimum de leite, melão, melancia, maçã, macaxeira e outras frutas e legumes na merenda dos nossos alunos. Mas está sendo um desafio gigantesco o cumprimento dessa obrigação que já existe por lei desde 2009", esclareceu Breno Lira.
O Engenheiro Agronômo, Ricardo Campos também fez algumas observações sobre o assunto e na mesma oportunidade apresentou as propostas de um projeto chamado "Nutre Nordeste"que objetiva principalmente dá a contribuição aos produtores rurais por meio de orientações técnicas para torná-los produtores eficientes.
Fonte: Cassimiro Júnior
Nenhum comentário:
Postar um comentário