i

terça-feira, 22 de junho de 2010

COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS É TEMA DE ENCONTRO EM IPANGUAÇU



Em comemoração ao Dia Mundial de Combate da Violência à Pessoa Idosa, que foi comemorado no ultimo dia 15 junho, e que foi celebrado neste dia 22 em Ipanguaçu. A Prefeitura Municipal de Ipanguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi), realizou o encontro de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa.O encontro contou com a participação de violeiros onde alguns fazem parte do grupo da melhor idade.



A campanha tem como foco os transportes coletivos urbanos, com o slogan: “As pessoas idosas têm o direito de ir e vir com segurança e tranquilidade. Respeitar esse direito é um ato de cidadania”

A Secretária de Assistência Social e primeira dama do município, Cristina Oliveira, em palavras enfatizou que os idosos que esteja sendo maltratado ou conheça alguém, que denuncie e não ficassem calados. Cristina ainda conta da luta da secretaria com os direitos dos idosos do município, “No ano passado criamos o conselho municipal dos direitos da pessoa idosa para poder auxiliar ainda mais os idosos” conta a secretaria.


Mais de 60 idosos participam do grupo de convivência da melhor idade em Ipanguaçu, os idosos participam de atividades recreativas no Centro Integrado da Cidadania – CIC.
Entre eles está a dona Ernestina de 92 anos que hoje não enxerga mais, mas entende e lembra muito bem do passado. Dona Ernestina foi quem criou no município o pastoril.
  

O encontro contou com a palestra da psicóloga Ariane Tavares onde falou da afetividade família, da importância da família está próxima do idoso. E assistente social Emanuelle citou a paciência que os filhos devem ter com os idosos para que possam entendê-los e darem todo o amor que eles merecem.


Ao som da musica de Roberto Carlos; Meu querido, meu velho, meu amigo cantado pelo ofícineiro de musica Nazareno Júnior, onde os idosos foram homenageados.



Participaram da cerimônia, na câmara municipal, a Secretária de Educação; Jeane Dantas, a Secretária adjunta de Cultura e Turismo; Elba Alcântara, a Coordenadora do Grupo da Melhor Idade; Maria das Graças, a Presidente do (Comdipi); Oznara Ribeiro, a Drª Zoraide, a Psicóloga Ariane Tavares, a Assistente Social do CRAS; Emanuelle Oliveira.

Crimes contra idosos



- Expor a perigo a integridade e a saúde física ou psíquica do idoso, submetendo-o a condições desumanas ou degradantes ou privando-o de alimentos e cuidados indispensáveis, quando obrigado a fazê-lo, ou sujeitando-o a trabalho excessivo ou inadequado;

- Abandonar o idoso em hospitais, casas de saúde, entidade de longa permanência, ou congêneres, ou não prover suas necessidades básicas, quando obrigado por lei ou mandado;

- Discriminar pessoa idosa, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, aos meios de transporte, ao direito de contratar ou por qualquer outro meio ou instrumento necessário ao exercício da cidadania, por motivo de idade;


- Apropriar-se de ou desviar bens, proventos, pensão ou qualquer outro rendimento do idoso, dando-lhes aplicação diversa da de sua finalidade;
- Reter o cartão magnético de conta bancária relativa a benefícios, proventos ou pensão do idoso, bem como qualquer outro documento com o objetivo de assegurar recebimento ou ressarcimento de dívida.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons