i

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Chuvas no Agreste e Litoral podem ser acima da média

As chuvas no Agreste e Litoral potiguar serão normais ou acima da média. Essa foi a conclusão de meteorologistas que se encontraram ontem em Maceió em mais uma Reunião de Análise Climática. A previsão se estende para outros estados do Nordeste, na mesma região (Leste). Os resultados da Reunião dizem respeito aos meses de maio, junho e julho de 2010. Aquilo que se previu para o Semiárido nordestino continua a ter validade, com a ocorrência de chuvas em nível normal ou abaixo da média.
Rodrigo SenaBarragem Armando Ribeiro, em Assu, está com 79,88%. E a última medição foi feita no dia 15/04Barragem Armando Ribeiro, em Assu, está com 79,88%. E a última medição foi feita no dia 15/04
O consenso entre meteorologistas de todo o Nordeste é que a precipitação deve seguir essas faixas de probabilidade: 35% acima, 40% normal e 25% abaixo. Esse panorama tem a contribuição do enfraquecimento do El Niño e a permanência de temperaturas acima do normal no Oceano. Os meteorologistas ainda alertam para a possibilidade de chuvas intensas na região. Até o presente momento a estação chuvosa no Estado tem tido a característica de chuvas frequentes e pouco intensas, além da ocorrência de ventos fortes e descargas elétricas. As chuvas mais fortes ficam entre 40 mm e 60 mm.

Durante o mês de março, as chuvas na região Norte do Nordeste, o Rio Grande do Norte incluso, ficaram abaixo da média. Segundo informações da Emparn, “observaram-se novamente chuvas isoladas e veranicos prolongados durante março”. A contatação diz respeito aos estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Piauí, além do RN. Na Bahia, o nível de chuva foi positivo, enquanto que em Alagoas e Sergipe, ocorreu um meio termo.

Para se ter uma ideia, em Natal a média de precipitação nos três meses investigados pelos meteorologistas vai de 209 mm, em julho, até 261 mm, em junho, passando por 239 mm em maio. Quando mais se adentra o interior do Estado, menor a média, oscilando entre 100 mm e 150 mm no Agreste. Para os próximos dias, a previsão é de céu parcialmente nublado com chuvas em praticamente todo o Estado. Na capital, a temperatura máxima fica em torno de 31ºC e a mínima entre 24,8ºC e 25ºC. As chuvas têm se concentrado nos últimos dias na região do Alto Oeste.

FONTE: Tribuna do Norte


PUBLICIDADE:

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons