i

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Quem solta balão de ensaio são os políticos...

Confesso que não estava com nenhuma vontade de me meter em polêmica, mas o artigo escrito pelo companheiro José Régis, sob o título Balão de Ensaio, me atraiu para dentro desse debate. Na política, o balão de ensaio geralmente é plantado pelos políticos para atrair a atenção do eleitorado e também uma forma de valorizar alguém ou um grupo na formação de uma chapa.
O balão pode servir também para queimar alguém politicamente, atendendo interesse político eleitoral. Ou seja, essa estratégia é uma faca de dois gumes, tanto pode fazer o bem como o mal. Tudo depende do desfecho como o balão será digerido pelo eleitor e os agentes políticos envolvidos na formação de chapas e coligações. O balão pode fazer alguém subir como pode fazê-lo despencar e cair na desgraça política total. É algo imprevisível e perigoso.
Nesse jogo, o jornalista ou blogueiro nunca é o autor de balão de ensaio. A autoria dessa engenharia sempre é um político por meio de um marqueteiro ou ele mesmo diz a mentira descaradamente. Quem pensar ao contrário está querendo tapar o sol com a peneira, porque político nenhum tem posição definida, antes das convenções partidárias. Depois sim, eles adotam uma postura e só não recuam muitas vezes porque não podem mais dar marcha ré. Até depois definidas as regras, com raras exceções, alguns voltam atrás na maior cara de pau.
Baseado nisso, meu caro Régis, tenho absoluta certeza de que nem você e nem muito menos eu, soltamos balões de ensaios. Divulgamos notícias com informações repassadas por políticos e não cabe nós fazer julgamento de que a informação recebida é boato que se faz circular para verificar as tendências da opinião pública.
Régis, você sabe que a gente conhece boi e vaca em Assu. Portanto, não adianta alguém querer dizer que político A ou B, tem posição definida e que não volta atrás. Isso não cola. A história está repleta de exemplos do vai e vem dos nossos políticos. Os adversários de hoje são os aliados de amanhã e vice versa.  

Blog de Valderi Tavares


Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons