i

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Maioria das religiões celebra hoje o nascimento de Jesus Cristo



O dia 25 de dezembro é a data que a Igreja Católica celebra o nascimento de Jesus Cristo. Outras religiões como Evangélica e Umbanda também celebram a data. Já os espíritas, contudo, acreditam que Jesus nasceu em outro mês; enquanto que os judeus não acompanham a tradição católica. Veja qual a importância do Natal para cada uma dessas religiões e suas características.
Católicos
Segundo a CNBB, cerca de 145,4 milhões de brasileiros se declaram fiéis da Igreja, isso corresponde a 78,95% da população do país. Para o povo católico, o Natal é comemorado hoje. Padre Augusto explica que a data "é uma festa cristã. Celebramos o nascimento de Jesus Cristo, através da fé, da esperança, da vida, da fraternidade e do amor". O religioso disse ainda como é feita a preparação de uma das maiores comemorações da vida de Cristo, o seu nascimento. "No calendário litúrgico da Igreja Católica, há uma preparação, chamada de advento, que começa no final do mês de novembro e se estende até meados de dezembro. É como um preparo no qual os fiéis vivem os arrependimentos e promovem a fraternidade, que é a própria expectativa do Natal". Neste período, são lidos trechos bíblicos que falam sobre esperança, levando a comunidade a se preparar para a chegada de Jesus, a celebração segue até o batismo de Cristo.
Evangélicos
Para os evangélicos, hoje é uma data simbólica. Pastor Ricardo da Nóbrega diz que, para eles, todos os dias é Natal. "Jesus nasce em nossos corações diariamente, na Bíblia não diz qual foi o mês e o dia em que Jesus nasceu". E conclui: "Adotamos essa data pois nosso calendário é diferente e nossa maneira de comemorar é com muito louvor a Deus, com leituras bíblicas da Harpa Cristã, pregação da palavra e jograis".
Umbandistas
Para os praticantes desta religião, o Natal é o nascimento de Cristo, denominado por eles de Oxalá. Segundo o pai de santo Pai Neto, "nos reunimos no terreiro todos com vestimentas de cor branca, fazemos uma ceia de comunhão com arroz, mel, frutas e com muita louvação a Oxalá, o maior dos orixás. Também trocamos presentes, pois a data é muito importante para nós".   
Espíritas
Denílson Maia, coordenador da Federação Espírita na região Oeste, disse que a base da doutrina espírita é a ciência que trata da natureza, da origem e da destinação dos espíritos e das suas relações com o mundo corporal. Para os kardecistas, comemorar o Natal hoje é uma data simbólica, pois eles acreditam que o marco da chegada de Jesus foi no mês de abril. "Mas aproveitamos esse momento de amor, a atmosfera de fraternidade, para realizar ações de conscientização. Nos prendemos mais à essência da mensagem, não temos símbolos específicos do Natal, não os cultuamos", declara Denílson Maia.
Judeus
Para os judeus, o Messias, como eles nomeiam Jesus Cristo, ainda não veio à Terra. Eles ainda aguardam a sua chegada e acreditam que o Messias é quem irá conduzir o povo de Deus para rendição no Juízo Final. Segundo Ângelo Patrício, bisneto de judeus, "na realidade, comemoramos o Chanucá durante oito dias, celebrando o milagre das velas, com um candelabro de nove braços chamado chanuquia. A cada dia acendemos uma vela, e no braço do meio do candelabro a vela fica acesa durante os oito dias. A família se reúne,  comemos comidas "cocher" (pura) e trocamos presentes".
Os judeus não comemoram o Natal, e o ano-novo judaico é comemorado antes. É o Yom Kipur e Rosh Hashaná,  geralmente, entre setembro e outubro. "É uma data móvel, pois segue o calendário lunar", explica Ângelo. E Cristo, como judeu que era, também comemorava o ano-novo nessa data. Posteriormente, com a divergência, é que os cristãos passaram a comemorar o ano-novo a partir do suposto nascimento de Jesus no dia 25 de dezembro, adotado como data inicial de uma nova era.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons