i

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Setor de enfermagem do IFRN de Ipanguaçu promove Campanha de Vacinação contra o Tétano e a Difteria


O Tétano é uma doença causada por uma bactéria

Está acontecendo, uma Campanha de Vacinação contra o Tétano e a Difteria, organizada pela enfermeira Rita Raquel, responsável pela assistência de enfermagem no campus. Foi iniciada dia 06 de agosto, sendo que a aplicação da vacina aconteceu no dia 11 e acontecerá novamente no dia 18 deste mês, para dar conta de toda a demanda alvo da escola.
A vacina dupla adulto (dT), que protege o indivíduo contra o tétano e a difteria, é aplicada na infância, seguindo o esquema básico de vacinação nos postos de saúde, mas necessita ser reforçada a cada 10 anos para garantir a imunidade, que são as defesas do organismo, contra as doenças mencionadas. Porém, na maioria das vezes, esse reforço passa despercebido pelos pais da criança e/ou é negligenciado pelos serviços de saúde.
Sendo assim, buscando suprir essa falha, é organizada essa campanha anualmente com as turmas de calouros, a qual já vem sendo realizada há dois anos e tem como objetivos: educar, sensibilizar e mobilizar os alunos e funcionários para importância e necessidade da continuidade do esquema vacinal desde a infância até a idade adulta.

Informações sobre o Tétano e a Difteria


O Tétano é uma doença causada por uma bactéria (bacilo Clostridium tetani) que invade as células do sistema nervoso central, provocando espasmos musculares dolorosos (dificuldade de engolir, rigidez de nuca, contração da face, abdômen e costas) e convulsões violentas. Tais sintomas podem surgir ou ficarem mais fortes na presença de luz, pelo toque, no ato de tossir, urinar, ou engolir e até por barulhos, podendo levar a exaustão profunda, asfixia e até a morte (40% dos casos).
A bactéria causadora do tétano pode ser encontrada em: terra ou areia contaminada com fezes de animais e humanas; águas podres; latas e pregos enferrujados; espinhos; folhas de plantas etc. e penetra no organismo humano através de qualquer ferimento na pele, queimaduras ou outros tipos de lesões que rompam a pele.
Recomendação: Em caso de ferimento, lavar em água corrente com sabão, secar e deixar descoberto quando possível.
A Difteria é uma doença contagiosa que ataca preferencialmente as mucosas da garganta e da laringe, causando: falta de apetite; febre alta; mal-estar geral; palidez; pulso acelerado; dor de garganta; dificuldade de respirar e engolir; membrana amarelada nas amídalas, laringe ou traquéia; tosse seca; rouquidão; dentre outros, que se não tratada pode matar pela obstrução das vias respiratórias ou pelo comprometimento de outros órgãos do corpo primordiais para manutenção da vida.

Sobre o esquema vacinal

A partir da adolescência, a condição de imunidade é garantida por um esquema constituído de 3 doses da vacina, intercaladas por um período de dois meses e uma dose de reforço a cada dez anos, caso não tenha sido tomada na infância. Se tiver sido tomada na infância, basta fazer os reforços.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons