i

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Ipanguaçu se junta a caravana do SUS 2009.



A Caravana em Defesa do SUS já passou por vários estados brasileiros. mobilização nacional com o tema “Todos em Defesa do SUS”,

A Caravana é resultado de uma avaliação do SUS após 21 anos de sua criação. Portanto fez-se necessário elaborar uma ação estratégica que proporcionasse condições para superar as grandes dificuldades estruturantes que ameaçam o Sistema Único de Saúde, bem como o consequente fortalecimento do SUS e sua viabilidade como patrimônio Social Cultural Imaterial da Humanidade.

A mobilização Pretende com essas discussões elaborar medidas imediatas, considerando a crise e as dificuldades no aumento de investimentos públicos e de serviços, respeitando realidades específicas e necessidades de cada estado. A expectativa é que ela passe por todo País mobilizando a sociedade num processo coletivo de conhecimento, resgatando o conceito do que é o SUS.

Os representantes de Ipanguaçu, Mibsan Patrzez Oliveira Albano (Representante do Conselho Municipal de Saúde - Secretário Executivo do CMS) e Ozilene Maria da Silva (Representante da Secretaria Muncipal de Saúde - Coordenadora em Educação em Saúde), juntaram-se as caravanas dos demais estados Brasileiros. Para eles, o  eventos dessa natureza são de fundamental importância para a união de esforços e manter o debate em defesa do SUS vivo e mostrá-lo como conquista brasileira, principalmente em um momento de crise econômica mundial, que reflete diretamente no financiamento público da Saúde.

De acordo com o conselheiro, o direcionamento para um bom funcionamento do Sistema Único de Saúde é uma responsabilidade de todos. Aqui trocamos informações, anseios em busca de experiências novas que no final é o que todos almejam um bom atendimento e de qualidade nos serviços ofertados aos usuários que buscam o Sistema, sem falar que somos contra a privatização do Sistema Unico de Saúde (SUS).

A Caravana já passou por varios  Estados do Brasil, e os estados estaram juntos amanhã de 07 a 10 de dezembro em Brasilia, com o objetivo lutar contra a privatização do SUS; Solicitar mais recursos para a saúde dos municípios; e solicitar a aprovação do SUS como patrimonio imaterial da humanidade.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons