i

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Publicados editais para cursos técnicos, superiores e de pós-graduação

IFRN oferece, de uma só vez, 2.955 vagas para alunos em 2010

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) acaba de lançar cinco editais que contemplam 2.955 vagas em cinco modalidades de ensino: cursos técnicos integrados ao ensino médio, cursos técnicos integrados para jovens e adultos (EJA), cursos técnicos subsequentes (pós-médio), cursos superiores de graduação e cursos superiores de pós-graduação.

As vagas são destinadas para ingresso em 2010, em todos os campi do IFRN. Aliás, somadas às 898 vagas do Programa de Iniciação Tecnológica (ProItec), cujo edital foi publicado em julho, e às 365 vagas de licenciaturas do PAR (MEC), o total de vagas para o Instituto Federal chega a 4.218.

De acordo com a Pró-Reitoria de Ensino, as inscrições para os cursos superiores serão feitas pela internet no período de 10 a 20 de novembro, e dos cursos técnicos e de pós-graduação, entre 23 de novembro e 4 de dezembro.

Para concorrer é preciso pagar a taxa de inscrição que custa R$ 20 e deve ser paga até o dia 7 de dezembro. O candidato pode solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição. Basta preencher um requerimento no setor de protocolo do campus para o qual concorre à vaga, entre os dias 11 e 13 de novembro.

Os resultados dos exames de seleção dos cursos técnicos estão previstos para 15 de janeiro. Os cursos superiores de pós-graduação estão previstos para 19 de janeiro e os cursos superiores de graduação, em 19 de fevereiro.

Cursos Técnicos Integrados

Para concorrer a uma das 898 vagas para os cursos técnicos integrados é necessário que o aluno tenha concluído, ou esteja concluindo o ensino fundamental em qualquer escola: pública, privada ou filantrópica.

As provas serão aplicadas no dia 20 de dezembro, pela manhã, das 8h às 11h, nas cidades onde o candidato concorre à vaga. Serão 20 questões de língua portuguesa e 20 de matemática, ambas de múltipla escolha.

Edital para Cursos Técnicos Integrados 2010

Cursos Técnicos Integrados - PROEJA

Destinado a alunos com certificado de conclusão do ensino fundamental e que tenham (na data da inscrição) 18 anos de idade, o IFRN também lançou edital para preencher 416 vagas para os cursos técnicos integrados na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As provas serão aplicadas no dia 20 de dezembro, à tarde, das 14h às 17h, nas cidades onde o candidato concorre à vaga. Neste exame também serão 20 questões de língua portuguesa e 20 de matemática, ambas de múltipla escolha.

Edital para Cursos Técnicos Integrados PROEJA 2010

Cursos Técnicos Subsequentes

Quem já concluiu ou está concluindo o ensino médio regular e deseja fazer um curso técnico no IFRN pode concorrer a uma das 978 vagas dos cursos técnicos subsequentes em 2010. Cinquenta por cento das vagas são destinadas a candidatos que tenham estudado, a partir do 6º ano (antiga 5ª série) do ensino fundamental, até o 3º ano do ensino médio, exclusivamente em escolas da rede pública de ensino.

As provas vão ser aplicadas no dia 20 de dezembro, à tarde, das 14h às 17h, e vão conter 20 questões de português e 20 de matemática, ambas de múltipla escolha.

Edital para Cursos Técnicos Subsequentes 2010

Cursos Superiores de Graduação

Ao todo são 218 vagas para os cursos superiores de tecnologia e 365 para as licenciaturas. O processo seletivo para ingressar numa das vagas será feito através do uso das notas obtidas pelos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2009, cujas provas acontecem nos dias 5 e 6 de dezembro e serão aplicadas pelo Ministério da Educação.

Cinquenta por cento das vagas são destinadas a candidatos que possuam histórico escolar integral a partir do 6º ano (antiga 5ª série) do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio, exclusivamente em escolas da rede pública.

A novidade deste edital é para os cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores. Das vagas estipuladas no edital para cada um destes dois cursos, dez são destinadas aos candidatos que utilizarem o Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação, ou seja, podem ser preenchidas por estudantes de todo o país.

Edital para Cursos Superiores de Graduação 2010

Cursos Superiores de Pós-Graduação

As 80 vagas para especializações nos campi Santa Cruz e Macau estarão abertas exclusivamente a professores que efetivamente estejam atuando na educação básica e que possuam diploma de curso superior de graduação em qualquer área de conhecimento.

Cinquenta por cento das vagas são destinadas a professores que estejam em efetivo exercício, sem afastamento, nas escolas da rede pública de ensino.

A entrega da documentação será feita no período de 15 a 17 de dezembro de 2009, dias úteis, no campus do IFRN para o qual o concorrente fez a inscrição. O preenchimento das vagas, por campus e curso, será feito através de processo classificatório, e realizado por meio da análise de curriculum acadêmico e da carta de intenção dos candidatos inscritos.

Edital para Cursos Superiores de Pós-Graduação 2010

Para saber mais sobre estes e outros exames de seleção, acesse Processos Seletivos.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons