i

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Em Ipanguaçu todos lavando as mãos

Pesquisas mundiais apontam que 40% das pessoas não lavam as mãos depois de ir ao banheiro. Índices sobre o assunto são ratificados com novas pesquisas a cada ano, como a publicada no Journal of Environmental Health de setembro, que apontou que apenas 17% de estudantes de uma universidade canadense seguiam as recomendações de lavar as mãos.

Por isso, não é exagero lembrar os procedimentos corretos de higienização das mãos, tão importante em tempos da gripe tipo A, vírus H1N1 (a famosa gripe suína). Neste dia 15, comemora-se pelo segundo ano o Dia Mundial de Lavagem das Mãos, iniciativa do Unicef, organizações não-governamentais ligadas à saúde e de empresas privadas. É a segunda data destinada à conscientização do gesto. A Organização Mundial de Saúde comemora o Dia Mundial de Lavagem das Mãos em 5 de maio.

"Lavar as mãos com sabão é a maneira mais eficaz e barata de prevenir diarreias e infecções respiratórias agudas, causa da morte de milhares de crianças em países em desenvolvimento em todo o mundo. Apesar desse potencial, é raramente praticado e difícil de promover", diz o texto sobre a campanha, realizada desde o ano passado.

O simples gesto reduz em 50% o índice de mortes por diarreia e em 25% as por infecções respiratórias, e são mais eficientes do que prevenção por meio de vacinas ou intervenções médicas.

Neste dia, crianças de mais de 70 países em todos os continentes irão desenvolver atividades nas escolas, playgrounds e comunidades envolvendo a higiene das mãos. O desafio é transformar a lavagem das mãos com sabão em um hábito automático feito em casa, escolas e comunidades em todo o mundo.

"É necessário que se transforme em um comportamento", disse a médica Thais Guimarães, infectologista do Hospital das Clínicas em São Paulo e membro da Sociedade Brasileira de Infectologia.

Veja abaixo como deve ser feita a correta higienização das mãos e como proceder caso as condições não sejam ideais, principalmente em locais públicos.




Quando lavar:
Antes de comer e antes e depois de ir ao banheiro são fundamentais. "E sempre que levar a mão ao nariz ou à boca, pois pode contaminar objetos e outras pessoas com germes", afirmou a infectologista. Não é necessário lavar as mãos várias vezes por dia, fora dessas situações. "Não é preciso ser neurótico. Basta lavar sempre que perceber estão sujas e precisam ser higienizadas. É diferente de um profissional de saúde que tem necessidade de lavar várias vezes por dia". As situações mais indicadas são após pegar em locais de grande contato como telefones, volantes, maçanetas, corrimão.

Condições ideais: A correta higiene das mãos é feita com água corrente, sabonete líquido e papel toalha para secar a pele. Mas isso não significa que basta usar os itens e pronto, você estará com a pele limpa. A remoção das bactérias é feita por ação mecânica, ou seja, é necessário esfregar as mãos. "Além disso, a espuma presente no sabonete ajuda a remover a gordura da pele, eliminando maior quantidade de germes", disse Thais.

Sabonete: Fora de casa, é necessário usar sempre sabonete líquido. Se a única opção for o em barra, não use. "É item contaminado, pois quem lavou as mãos antes deixou bactérias no produto", afirmou Thais Guimarães. Nesse caso, esfregue as mãos, seguindo os movimentos que faria com o sabão, mas lave apenas com água.

Secagem: O material disponível para secagem das mãos deve ser de uso exclusivo, ou seja, toalhas de papel descartáveis. Se as opções forem as de pano ou toalhas convencionais, melhor não secar. "E não enxugue na roupa, pois estará contaminando novamente as mãos", disse a infectologista. Segundo a especialista, o ar quente, disponível em aparelhos também é eficaz e tem o mesmo efeito da toalha de papel. E um outro cuidado ainda é importante: fechar a torneira protegendo a mão com o papel. "Enxágue as mãos, pegue o papel e seque as mãos. Com esse mesmo papel feche a torneira." Isso é importante pois são partes contaminadas por bactérias oriundas das mãos de pessoas que acabaram de ir ao banheiro. Thais ainda completa dizendo que o uso do papel para abrir a porta do banheiro não é tão necessário.

Sem água: Na ausência de pia ou a presença de uma pia que não oferece condições de higiene, os gel de limpeza de mãos são tão eficientes quanto uma lavagem correta das mãos, pois a maioria contém álcool, que remove boa parte das bactérias. No caso de outros produtos, como lenços umedecidos, é preciso prestar atenção à formulação. As que contiverem álcool são eficazes, mas os demais farão limpeza parcial das mãos, resultado mais da ação mecânica.

Produtos de ação bactericida: Não é recomendado o uso de sabonetes antibacterianos, a não ser sob indicação médica. "Têm maior poder de destruição de bactérias, eliminando até as que fazem a defesa da nossa pele, o que pode causar ressecamento e outras dermatites, como alergias", afirmou Thais Guimarães. Não é necessário nem em crianças que brincaram na rua. "Não há diferença entre os sabonetes, não há um mais eficaz, pois a eficiência está na ação mecânica."




Fonte: Terra Brasil




Em Ipanguaçu
no dia Mundial de Lavagem das mãos, a secretaria de saúde organizou junto com alguns funcionários, o “D”, levando panfletos e álcool gel para as lavagens das mãos e incentivando as pessoas não só praticar a lavagem hoje, mais sempre, passando por todas as instituições da cidade.





Texto/fotos:Ipanguaçu News, Keyson Cunha

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons