i

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Inauguração da Biblioteca infanto-juvenil no dia 07 de setembro


A mais de 8 anos o dia da independência do Brasil, o 7 de setembro, vem perdendo destaque na agenda da prefeitura de Ipanguaçu, como já era de se esperar.


A cidade ficou as moscas, o único feito das organizações culturais da prefeitura foi o hasteamento das bandeiras na praça em frente à prefeitura.


Nem bombas foram estouradas, durante o hasteamento, por certo a data estava entre o corte de gastos da prefeitura do município.

Como a população diz: “LAMENTAVELMENTE, lamentável...”.

Mais uma ONG, não governamental fez a sua parte, essa instituição que há 13 anos vem evangelizando e ajudando crianças, adolescente, jovens e adultas de todo o município.


A ONG da Infância Adolescência e Juventude Missionária (IAJM), inaugurou uma biblioteca infanto-juvenil, e a homenageada teria que ser uma representante assídua da leitura, que pudesse caracterizar a leitura, essa homenageada foi uma Professora, hoje aposentada mais sempre bem informada lendo tudo que acontece no Brasil e no mundo, a Senhora Maria Hilca de Melo Alcântara, mais conhecida como Maria Melo, mãe de 17 filhos hoje 9 vivos, 6 formados, uma mulher de garra que foi umas das primeiras alfabetizadoras juntamente com grandes nomes da cidade de Ipanguaçu, como Eliza Ribeiro entre outros, uma mulher de superação.

A noite foi de fortes emoções, a IAJM homenageou Maria Melo por um vídeo com alguns de seus, filhos, amigos de trabalho e alunos, pessoas que fazem parte de sua história de vida, e parabenizou pelos seus 84 anos de vida.

Estiveram presentes, alguns secretários e lideres políticos, a governadora por meio de um telegrama desejou boa sorte e parabenizou pela iniciativa, o Prefeito da cidade não esteve presente na solenidade nem mandou nem uma nota informando a sua ausência.

A IAJM fez campanha de arrecadação de livros infanto-juvenil em toda a cidade, a meta era de arrecadar 600 livros, mais essa meta foi superada chegando a mais de 800 livros doados pela população.

O Blog parabeniza todos que fizeram parte desse movimento, e os doadores dos livros, e principalmente a homenageada a Senhora Maria Melo que completou 84 anos de vida, no dia 07 de setembro dia da inauguração da Biblioteca em sua homenagem e da Independência do Brasil.
Reportagem e texto: KEYSON CUNHA / IPANGUAÇU NEWS

Mais sobre a Independência do Brasil

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.

Dia do Fico

Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta idéia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."

O processo de independência

Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.

O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole..

Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.

Pós Independência

Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra.

Embora tenha sido de grande valor, este fato histórico não provocou rupturas sociais no Brasil. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.


Comemorações de 7 de Setembro reúnem 35 mil pessoas em Brasília

Brasília - Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Nicolas Sarkozy, da França, assistiram ao desfile de 7 de Setembro que reuniu cerca de 35 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, de acordo com estimativa da Polícia Militar.

Sarkozy foi convidado de honra da festa da Independência em função das comemorações do ano da França no Brasil.Dividido em duas partes, uma civil e outra militar, o desfile teve a participação de cerca de 3,6 mil pessoas. Houve momentos de empolgação do público, como na passagem da Banda Batalá, formada por mulheres que tocam tambores em ritmo afro-brasileiro.
A apresentação coreografada da Guarda Presidencial também arrancou aplausos do público.Algumas pessoas que estavam nas arquibancadas perto da tribuna de honra das autoridades ganharam camisetas com estampas de esportistas e a frase “O Brasil une suas forças para essa vitória”, referindo-se à candidatura do Rio Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016.

Durante o desfile, os presidentes Lula e Sarkozy foram presenteados com camisetas por um atleta que participava do desfile. Lula também recebeu um quadro de um artista francês com seu rosto e o de Sarkozy.A Patrulha Acrobática francesa fez um sobrevoo rápido pelo céu de Brasília. Ao cruzar a Esplanada, os aviões deixaram um rastro de fumaça nas cores da bandeira do país: azul, vermelho e branco.A festa da Independência foi encerrada pelas tradicionais acrobacias da Esquadrilha da Fumaça.

Os presidentes da França e do Brasil, no entanto, deixaram o local antes do encerramento da apresentação aérea.Junto a Lula e Sarkozy, na primeira fila da tribuna de honra, estavam o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, os ministros da Defesa, Nelson Jobim, da Casa Civil, Dilma Rousseff, das Relações Exteriores, Celso Amorim, o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda e ministros da França.

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons