i

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Presidente Lula terá programação no RN na quinta-feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará no Rio Grande do Norte na próxima quinta-feira (18), quando inaugura seis novas unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), o antigo Cefet. O presidente desembarca de avião em Mossoró e deve seguir de carro para Ipanguaçu, município distante 214 quilômetros de Natal e local de uma das unidades do IFRN que serão inauguradas no final da manhã. A solenidade vai ser em Ipanguaçu às 11h30 com transmissão simultânea para as outras cinco unidades que serão inauguradas oficialmente em Caicó, Pau dos Ferros, Apodi, João Câmara e Santa Cruz. O ministro Fernando Haddad estará em Ipanguaçu na ocasião.




Ontem, ao confirmar a programação do presidente Lula no Rio Grande do Norte, a deputada Fátima Bezerra informou que o governo federal garantiu a liberação de R$ 22 milhões, referentes a emendas ao orçamento de 2008 para IFRNs. Uma parte desses recursos será para construção de novos núcleos da instituição em Parnamirim, Nova Cruz e São Gonçalo do Amarante. Para a deputada Fátima Bezerra, essas inaugurações mostram o desempenho do atual governo no Estado e na região Nordeste.


Ela rebate críticas da oposição que apontam a ausência de obras estruturantes no Estado. Fátima Bezerra cita como exemplo, além da instalação das próprias unidades do IFRN que serão inauguradas pelo presidente Lula nesta semana, a duplicação da BR 101, a construção do aeroporto de São Gonçalo do Amarante e as ampliações dos portos de Natal e Ilha de Areia Branca. A deputada também nega que o Rio Grande do Norte terá prejuízos com os cortes em emendas ao Orçamento Geral da União (OGU) deste ano. Ela explica que os recursos precisaram ser realocados, porque houve cortes na Educação ainda quando o orçamento estava como o relator no Congresso Nacional. Com isso, foi necessário retirar as verbas previstas para emendas das bancada ou dos parlamentares e destinar os recursos ao orçamento específico da Educação.




A deputada afirma que no caso das emendas que ela tinha apresentado, que seriam para a Educação Básica, foram negociadas com o ministério para garantir que os projetos serão contemplados, mesmo sem a emenda parlamentar. A situação é semelhante no caso da UFRN. A emenda coletiva de R$ 9 milhões que iria para a instituição foi cortada, mas o reitor Ivonildo Rego afirma que o ministério vai assegurar os investimentos com o orçamento próprio.
fonte: TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons