i

sábado, 2 de maio de 2009

MULTINACIONAL DA FRUTICULTURA PODE INTERROMPER ATIVIDADE NO VALE DO AÇU



Em entrevista a este Blog, nesta quinta-feira 30/04, a superintendente de Relações Trabalhista da empresa Del Monte Fresh Produce Brasil Ltda., Liana Melo, faz um breve relato sobre as perspectivas da empresa no Vale do Açu, diante da possibilidade de nova perdas em decorrência das enchentes no período chuvoso de 2009.


- A Del Monte, a exemplo de toda a Região do Vale, já vivencia outra vez problemas e danos semelhantes aos enfrentados em 2008. Naquele momento perdemos cerca de 1.000 hectares de áreas produtivas, o que significa 46 milhões de quilos de bananas de exportação. Foram demitidos 1.400 empregados moradores dos municípios de Assu, Carnaubais e Ipanguaçu. Em Ipanguaçu, especificamente, fechamos a Fazenda Bananeiras, com 400 hectares em produção, e não mais retomamos as atividades, estando a Fazenda ainda fechada. Nesta Unidade, demitimos 500 empregados de Ipanguaçu.
Neste momento estamos sem acesso a seis Fazendas, áreas nas quais a produção e a mão-de-obra que empregam mais de 500 trabalhadores estão paradas. Nestas unidades o acesso só está sendo possível através de barco ou canoa, com as atividades de Vigilância.
Ontem (29) enviamos Oficio ao Governo do Estado contendo estas informações e reiterando todos os pleitos feitos na Enchente de 2008, que até o momento não receberam nenhuma resposta, colocando a Empresa e as Comunidades do Vale na mesma situação já vivenciada, visto que a ausência destas Obras agrava todos os problemas vividos nas Inundações. Como parte das solicitações enviadas destacamos:
1. O desassoreamento do rio Pataxó, o que facilitaria o melhor fluxo das águas e evitaria inundações nas áreas ribeirinhas;
2. Diques em áreas estratégicas da citada zona;
3. Melhor manejo da vazão da represa Armando Ribeiro Gonçalves por parte do DNOCS, haja vista que há sete anos não ocorrem secas na região, portanto, não se admite uma vazão tão reduzida de forma regular e, principalmente, nos períodos chuvosos.
Pelo que, reiteramos nossa preocupação com a situação outra vez vivida no Vale do Assu, e consequentemente nossa particular condição como Empresa aqui encravada, por observarmos que se não houver por parte dos Governos ações concretas com obras de enfrentamento das Enchentes, será impossível para a DeI Monte manter-se produzindo e empregando no RN por mais tempo. Externamos também nossa estreita preocupação com o Vale, pois bem sabemos da necessidade de empregos e riquezas desta Região, que tem na DeI Monte uma de suas maiores empregadoras, vendo-se na iminência de mais uma vez perder milhares de posto de trabalho.
- Outrossim, ratificamos nossa elevada estima e respeito ao povo do Vale, e informamos que apesar da problemática interna que estamos vivendo, estamos mandando tratores e frutas para apoio ao povo desabrigado da Cidade de Ipanguaçu.
Nos colocamos a disposição e contamos também com o apoio deste Governo Municipal para reforçarmos os pleitos e providências junto ao Governo Estadual.


Liana Melo
Superintendente RT-RH Dei Monte Brasil
30/4/2009


Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons