i

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Barragem de Santa Cruz em Apodi começa sangria


O segundo maior reservatório do Rio Grande do Norte, a barragem de Santa Cruz, no município de Apodi, atingiu a capacidade máxima às 17h de ontem. Os dados foram atualizados neste momento pela Secretaria do Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).


Integrante da bacia Apodi-Mossoró, a Santa Cruz do Apodi, com capacidade de 599 milhões de metros cúbicos, é uma das mais importantes fontes de abastecimento do Rio Grande do Norte, atendendo a uma população de 108 mil habitantes em 27 cidades. A barragem, que sangrou pela última vez em 2008, será base para a transposição das águas do Rio São Francisco no estado.


No total, os reservatórios do Rio grande do Norte estão com 94% da capacidade. Em todo o estado, a Semarh monitora 46 açudes com capacidade acima de cinco milhões de metros cúbicos. Com o início do período chuvoso, o ritmo de sangria nos reservatórios potiguares está acelerado. Ontem, também transbordou o açude Pau dos Ferros.


Ao todo, os 17 reservatórios que já chegaram a capacidade máxima foram Encanto, no município de Encanto, em Encanto; Passagem, em Rodolfo Fernandes; Beldroega, em Paraú; Novo Angicos, em Angicos; Riacho da Cruz, em Riacho da Cruz; Pataxó, em Ipanguaçu; Mendubim, em Assu; Campo Grande, em São Paulo do Potengi; Marechal Dutra (Gargalheiras), em Acari; Cruzeta, em Cruzeta; Dourado, em Currais Novos; Rio da Pedra e Alecrim, em Santana do Matos; Passagem das Traíras, em São José do Seridó; Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu; Pau dos Ferros, em Pau dos Ferros; e Santa Cruz, em Apodi.
Fonte: Diario de Natal

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons