i

domingo, 15 de março de 2009

Possíveis cheias voltam a preocupar

Em função do início da temporada de chuvas, os prefeitos da região do Vale do Açu se reuniram com objetivo de discutirem ações preventivas diante da possibilidade de um grande sangramento da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, que acarreta sérios problemas de enchentes na região. Um exemplo é a cidade histórica em Carnaubais que praticamente ficou inundada no último período de inverno juntamente com sua região de várzea, causando sérios estragos e uma desestrutura na vida das famílias que vivem na região.
Para o prefeito Luiz Gonzaga Dantas Cavalcante, o Luizinho, a reunião foi extremamente importante porque serviu tanto para gestores como também para o pessoal da Defesa Civil dos municípios envolvidos, proporcionando uma reunião para fins burocráticos e práticos ao mesmo tempo.
Luizinho explica que na parte burocrática foi importante porque os gestores foram preparados para cumprir as exigências da normal federal e estadual, pois não basta apenas o prefeito decretar estado de calamidade para que os recursos cheguem. Muitas vezes os recursos estão disponibilizados, no entanto, entravam no fato de erros no preenchimento dos dados e de toda a parte burocrática que o processo exige.
Já com relação a parte prática, o corpo de bombeiros esteve presente e preparou um treinamento para os agentes da Defesa Civil dos municípios do Vale do Açu, possibilitando uma maior qualificação nos serviços que estes venham a prestar, caso ocorra novamente uma situação de calamidade na região.
Outras medidas que também foram apontadas para reduzir os efeitos da cheia do rio Piranhas/Açu, está a desobstrução de três barramentos construídos ao longo do rio, com função de reter água e possibilitar passagem de pedestres. Os pontos identificados são: o rio das Conchas, rio do Cavalo e altura do porto do carão, onde foi construída uma passagem para as pessoas se deslocarem até Pendências.
O IGARN pretende dar início aos trabalhos de forma gradual e a expectativa é a de que a desobstrução do rio das conchas seja concluída em breve. A obra ainda ganhou o apoio do Governo do Estado e, o próprio vice-governador Iberê Ferreira de Souza autorizou a contratação da empresa GR3, para limpar a vegetação que está dentro do rio.
Fonte: Diario de Natal

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons