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segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Prefeitura de Ipanguaçu publica edital para eleições diretas de diretor e vice-diretor escolar



Em busca de democratizar o espaço escolar dando autonomia no gerenciamento do espaço educacional, a Prefeitura de Ipanguaçu através da Secretaria Municipal de Educação publicou no Jornal Oficial do Município (JOM) da última sexta-feira (11) o edital nº 01/2014 com a abertura das eleições para diretor e vice-diretor de duas escolas municipais.

A escolha de Diretor(a) e Vice diretor(a) são destinadas as Escolas Municipais Francisco Soares da Costa na comunidade de Pedrinhas e Professora Julieta Moura Souza na comunidade de Arapuá. A eleição atende a Lei Complementar de nº 16 de 10 de outubro de 2011 que estabelece as eleições nas escolas municipais de toda a cidade de forma gradual.

Segundo a professora e secretária de Educação, Jeane Dantas, o edital orienta os candidatos que concorrerão as vagas. “O processo eleitoral será comandada por uma comissão eleitoral escolar constituída por: um professor, um servidor e um responsável por um aluno, sendo ainda supervisionada pela comissão central para eleições diretas da rede municipal. Esperamos concretizar mais um processo eleitoral de forma a cumprir a lei municipal a qual conquistamos”, destaca. No ano passado a Escola Municipal Adalberto Nobre de Siqueira, na agrovila Tabuleiro Alto, foi a primeira a eleger o diretor pelo voto direto.

O edital publicado estabelece as orientações e regras aos candidatos aos cargos. Para concorrer, uma das principais regras é estar lotado no estabelecimento de ensino para o qual se candidatar pelo período mínimo de um ano, possuir curso de graduação em Pedagogia ou licenciatura plena e com experiência mínima de 03 anos no magistério, ter disponibilidade legal de 8 (oito) horas diárias para dedicação nas escolas que funcionem em dois ou três turnos. 

As inscrições as vagas para dirigente escolar deverão ser formalizadas no período compreendido entre 8h30min às 12h a partir desta segunda-feira(13) à 23 de outubro através do requerimento, publicado no JOM, o qual deverá ser devidamente preenchido e assinado pelo candidato juntamente com a documentação necessária e entregue a um membro da Comissão Central na Secretaria Municipal de Educação.

A eleição será realizada através de voto direto e secreto para um mandato de dois anos, e está prevista para acontecer no dia 03 de dezembro deste ano. Estão aptos a votar todos os servidores ativos, em pleno exercício, do quadro profissional da Educação, um responsável legal pelo aluno matriculado no referido estabelecimento, alunos matriculados do Ensino Fundamental e EJA com idade igual ou maior a doze anos.


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