i

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Horário de verão começa em 11 estados no dia 17 de outubro



Começa no primeiro minuto deste domingo o horário de verão. Moradores dos 11 estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, incluindo o Distrito Federal, terão de adiantar seus relógios em uma hora.
A medida vale até 20 de fevereiro e não atinge os estados do Norte e do Nordeste.
O horário de verão deve trazer uma redução de 5% no consumo de energia do país. Com forte impacto no horário de pico, a medida, neste ano, deverá promover, segundo o governo federal, uma economia de R$ 2,2 bilhões.
A mudança do horário diminui o carregamento nas linhas de transmissão, nas subestações e nos sistemas de distribuição, para que o fornecimento, em épocas de maior consumo, seja mais eficiente.
O horário de verão - que foi implementado pela primeira vez no Brasil em 1942 - já começa a mudar os horários de alguns serviços e empresas. A BM&F Bovespa, por exemplo, anunciou que, a partir de segunda-feira, o pregão do mercado de ações, que é das 10h às 17h, passará a ser realizado entre 11h e 18h.

Fonte: Xerife

Dilmistas fazem caminhada pelas ruas de Natal


PMDB esteve lado a lado com PT durante percurso que contou ainda com presença das “deputadas Rosado”.



Foto: Túlio Duarte
Os apoiadores da candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, saíram em caminhada pelas ruas de Natal na tarde desta quarta-feira (13). O ato marca o início da campanha de rua da petista no Rio Grande do Norte neste segundo turno.

Prevista para largar às 16h, a caminhada “Natal com Dilma contra as mentiras” saiu da Praça Gentil Ferreira, no Alecrim, somente às 17h. A mobilização seguiu em direção ao calçadão da Avenida João Pessoa. 

O percurso da caminhada começou com as deputadas federais Fátima Bezerra (PT) e Sandra Rosado (PSB) liderando o time da frente. Em seguida, a deputada estadual Larissa Rosado (PSB) e o deputado eleito Hermano Morais (PMDB) se integram aos “seguradores de faixa”. 

Coordenadora da campanha presidencial do PT no Estado, Fátima estava empolgada com a caminhada. “Agora é a militância nas ruas. Estamos com a militância de nove partidos aqui dando início às mobilizações, levando o debate para as ruas”, disse.

Descentralizado sim, separado não!
Após o senador Garibaldi Alves (PMDB) ter declarado que ia defender que PMDB e PT fizessem campanha para Dilma separadamente, os verdes peemedebistas estiveram lado a lado com os vermelhos petistas durante a caminhada de hoje.

Presidente do Diretório municipal do PMDB, o deputado eleito Hermano Morais foi questionado e explicou que “na realidade não é separado, é descentralizado”.

“O partido [o PMDB} está unido em torno da chapa Dilma e Michel Temer [vice da petista]. Vamos contribuir com a campanha e quando necessário estaremos integrados [PMDB e PT]”, disse Hermano.

Hermano, que estava representando o deputado federal Henrique Eduardo Alves, declarou que essa postura de unir esforços em torno de Dilma e Temer é uma definição tanto do Diretório nacional, quanto do estadual e municipal.

“Vamos trabalhar firmemente com o propósito de eleger essa chapa. Vai prevalecer o projeto que está dando certo, que é o do governo do presidente Lula”, confiou.

Fonte: Nominuto.com

TRE cassa mandato de prefeito de Angicos Clemenceau Alves


Pela maioria de votos dos seus Membros, a Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, em sessão realizada na tarde desta quarta-feira (13), julgou procedente recurso em Ação de Investigação Judicial Eleitoral para cassar o diploma do prefeito do município de Angicos, Clemenceau Alves, bem como declarar sua inelegibilidade por um período de 08 anos, dando posse imediata aos candidatos segundos colocados no pleito de 2008, ora recorrentes.
O recurso, de n.º 38860-69, foi interposto por Ronaldo de Oliveira Teixeira, Deusdete Gomes Barros e coligação “Força do Povo” em face de Jaime Batista e Clemenceau Alves, candidatos eleitos para os cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente, no município de Angicos, nas Eleições de 2008. Os recorrentes atacavam sentença proferida pelo juízo de 1º grau da 18ª Zona Eleitoral, que julgou improcedente AIJE por eles interposta, por suposta prática de captação ilícita de recursos e abuso de poder econômico, caracterizados por gastos de campanha não contabilizados.
Segundo constam nos autos, os recorridos realizaram dez comícios durante a campanha eleitoral, declarando à Justiça Eleitoral na prestação de contas apenas um. No decorrer do processo, o prefeito eleito Jaime Batista veio a falecer, sendo assim extinto sem resolução de mérito em relação a sua pessoa.
O relator do recurso, juiz Marco Bruno Miranda, o trouxe a julgamento na Sessão do dia 29 de setembro último, votando pelo seu conhecimento e provimento, para reformar a sentença de primeiro grau, e assim anular os votos obtidos pelos recorridos, cassar o diploma do prefeito Clemenceau Alves, que assumiu o cargo em virtude do falecimento de Jaime Batista, bem como declará-lo inelegível por 08 anos. Em seu voto, o juiz determina ainda a diplomação e posse dos candidatos segundos colocados nas eleições. O entendimento do relator, na oportunidade, foi seguido pelo voto do juiz Ricardo Moura.
O voto do presidente do TRE-RN, desembargador Vivaldo Pinheiro, desempatou a votação, também seguindo o entendimento do relator. Em sua fundamentação, o presidente enfatizou a necessidade dos candidatos em respeitar à lei eleitoral.
Assim, a Corte do TRE-RN, pela maioria de votos de seus Membros, deu provimento ao recurso, reformando a sentença de primeiro grau, em consonância com o parecer do Ministério Público Eleitoral, determinando a devida comunicação ao juiz da 18ª Zona Eleitoral, para providências cabíveis.
Levantada questão de ordem pelo advogado dos recorridos acerca da suspensão dos efeitos do acórdão até o julgamento de possíveis embargos declaratórios, a Corte pronunciou-se de acordo com o seu entendimento já firmado, no sentido de dar posse imediata aos segundos colocados. Porém, em relação à declaração de inelegibilidade, os efeitos ficam suspensos até o julgamento de eventuais embargos de declaração.
Fonte: TRE
Retirado do Blog, Valderi Tavres

Secretária de Assistência Social de Ipanguaçu esta participando da capacitação de Políticas de Assistência Social

A secretária municipal de Assistência Social e primeira dama do município de Ipanguaçu, Cristina Oliveira, esta participando do período de 13, 14,15 de outubro na cidade de Mossoró, da Capacitação Continuada para os Operadores da Política de Assistência Social em âmbito do Rio Grande do Norte (RN).

O ciclo de capacitação teve inicio com os operadores do ProJovem Adolescente onde também teve como continuidade a formação continuada na perspectiva da construção do Sistema Único de Assistência Social  - SUAS para os operadores dos CRAS e CREAS. 167 municípios do RN foram divididos em quatro pólos, Ipanguaçu e mais 35 cidades estão selecionados no Pólo Costa Branca.

A secretária da pasta da Assistência Cristina Oliveira, foi acompanhada da coordenadora do CRAS, Célia Maria da Silva e da assistente social do CRAS, Emanuelle Alves, onde também concluirão a capacitação nesta sexta(15).

A capacitação está sendo oferecida pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social – SETHAS e a Fundação para o Desenvolvimento Sustentável da Terra Potiguar – FUNDEP. 

Projeto Nutre é um dos itens da pauta do próximo encontro do colegiado territorial

Está confirmado para o dia 26 deste mês o próximo encontro ordinário no âmbito do Colegiado Territorial Assú-Mossoró. De acordo com informação do assessor territorial do órgão, Teófilo Fernandes Pimenta Neto, a reunião acontecerá às 9h30 no auditório da Faculdade de Assistência Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), em Mossoró.
A convocação é feita pela coordenação Executiva do Colegiado do Território da Cidadania Assú-Mossoró através da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT), juntamente com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O assessor territorial adiantou que a pauta será aberta com o relato de algumas informações importantes. "Mas, haverá outros assuntos relevantes", acrescentou.

A discussão colegiada também dará enfoque ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); o Projeto de Alimentação Escolar no Nordeste (Nutre); e, Dinamização Econômica. "Antecipadamente quero agradecer a participação de todos os representantes dos municípios com assento no colegiado", registrou Teófilo Fernandes. Os Territórios da Cidadania são áreas que têm aspectos sociais e econômicos semelhantes.

DISTRIBUIÇÃO

No Rio Grande do Norte existem os Territórios da Cidadania do Alto Oeste (30 municípios), Assú/Mossoró (14 municípios), Mato Grande (15 municípios), Potengi (11 municípios), Seridó (25 municípios) e Sertão do Apodi (17 municípios). Territórios da Cidadania é um programa de governo de gestão de políticas públicas que articula as ações que os diversos ministérios desenvolvem no meio rural, contando com a parceria de governos estaduais e municipais, além de instituições financeiras e de ensino, com o objetivo de otimizar estas mesmas ações.

Fonte: O mossoroense

Chile resgata mineiros soterrados


Primeiro subiu à 0h11, e, até as 11h31, 14 já estavam na superfície da mina.

Ainda precisam ser resgatados 19 operários, a 700 metros de profundidade.



Do G1, com agências internacionais
Quatorze dos 33 mineiros já haviam sido resgatados até as 11h31 desta quarta-feira (13) da mina de cobre no norte do Chile na qual eles estavam soterrados a uma profundidade de 700 metros desde 5 de agosto, em uma operação sem precedentes na história da mineração mundial.
Os cinco primeiros já foram avaliados por médicos, receberam soro fisiológico e estão bem. Pelo menos dois deles já foram transferidos de helicóptero ao hospital da cidade de Copiapó.
O resgate começou por volta das 23h18 da terça (12), com a descida ao refúgio dos mineiros de Manuel González Pavez, o primeiro socorrista.
Pouco depois da descida dele, os resgatistas, ao lado do presidente Sebastián Piñera e da primeira-dama, Cecilia Morel, cantaram o hino do Chile para marcar o início do trabalho.
González, que trabalha para a Codelco, estatal chilena do cobre, levou 17 minutos para descer os 622 metros do túnel de 66 cm de diâmetro, aparentemente sem problemas. Ele fez o primeiro contato com os mineiros e foi recebido por eles com emocionados abraços.
Depois, os mineiros o cercaram para receber instruções sobre o resgate. Florencio Ávalos, primeiro trabalhador da lista, vestiu a roupa especial entrou na cápsula, que começou a subir às 23h55 da terça.
Assista ao lado à comemoração na chegada de Ávalos à superfície
Ele chegou à 0h11 de quarta (13), com os óculos especiais para evitar o choque da luz, e foi recebido com festa pela mulher, Monica, pelo filho de sete anos, Byron, que chorou muito, pela equipe de resgate e por autoridades.
A TV estatal chilena e TVs de todo o mundo transmitem os trabalhos ao vivo. 
González informou que os 32 demais mineiros estavam bem de saúde.
Florencio Ávalos, o primeiro mineiro resgatado, chega à superfície; no centro, seu filho, Byron, de 7 anos, chora.Florencio Ávalos, o primeiro mineiro resgatado, chega à superfície; no centro, seu filho, Byron, de 7 anos, chora. (Foto: AP)
O segundo socorrista, Roberto Ríos, desceu à 0h27.
Logo depois, o presidente Piñera deu entrevista (assista ao lado), em que prometeu que a mina não voltaria a funcionar até que eventuais problemas de segurança fossem resolvidos.
Piñera lembrou que estava cumprindo sua promessa de trazer os mineiros à superfície "são e salvos". "13/10/10 é um número mágico", disse ele.
O presidente acompanhou pessoalmente o resgate dos quatro primeiros mineiros e depois se recolheu.
A cápsula com Ríos chegou ao fundo à 0h43, e subiu com o eletricista Mario Sepúlvera às 0h56. Ele chegou à superfície à 1h09, aparentando estar bem humorado e distribuiu pedras ao presidente Piñera e ao ministro da Mineração, Laurence Golborne.
Então, o socorrista Patricio Roblero desceu à mina, e foi preparada a subida do ex-militar Juan Illanes, que chegou à superfície às 2h08.
Mario Sepúlveda celebra a subida à mina.Mario Sepúlveda celebra a subida à mina. (Foto: Reuters)
Em seguida, a cápsula desceu sozinha, e o próximo a subir foi o boliviano Carlo Mamani, que chegou às 3h09 e foi recebido pela mulher, Verónica Quispe, que segurava uma bandeira da Bolívia. Ele se ajoelhou e agradeceu a Deus pela libertação.
O presidente da Bolívia, Evo Morales, tentou chegar a tempo de acompanhar o resgate de seu compatriota, mas só conseguiu chegar a Copiapó na manhã desta quarta.Na véspera, Moraleshavia prometido casa e emprego para Mamani e a família. Morales também disse que queria voltar com Mamami e a família à Bolívia.
Mapa localiza Copiapó, no Chile.Mapa localiza Copiapó, no Chile. (Foto: Arte G1)
O quinto resgatado foi Jimmy Sánchez, de 19 anos, o mais jovem do grupo, que chegou à superfície às 4h10. Ele foi recebido por seu pai e levantou uma bandeira de seu time, o Universidad de Chile, para comemorar.
Depois da subida de Sánchez, a cápsula precisou passar por uma revisão, por conta de uma roda fora de prumo.
Mas ela foi consertada, e a cápsula desceu então para resgatar Osmán Araya, de 30 anos -primeiro entre os dez mineiros que teriam problemas físicos. Ele chegou à superfície às 5h34.
José Ojeda Vidal, de 46 anos, é o próximo resgatado. Ele - que escreveu a mensagem dos mineiros ('Estamos bien en el refugio, los 33') pela qual o mundo exterior ficou sabendo que eles estavam vivos- chegou à superfície às 6h21, após 12 minutos de subida.
O próximo a subir foi Claudio Yañez Lagos, de 34 anos, que chegou à superfície às 7h02. O mineiro, que prometeu que se casaria ao sair da mina, foi recebido por sua namorada, Cristina Núñez, que lhe abraçou, e por uma de suas filhas, que filmou o momento.
O ministro da Saúde do Chile, Jaime Mañalich, disse em entrevista após o resgate do oitavo mineiro que a situação de saúde deles era muito boa. Ele avaliou que tudo estava indo melhor do que esperado.
Em seguida, começou a subir Mario Gómez Heredia, de 63 anos, o mais velho e experiente da mina. Ele chegou à superfície às 7h56, foi recebido por Lilianet Ramírez, sua mulher, e também se ajoelhou em agradecimento.
O décimo a subir  foi Alex Vega Salazar, de 31 anos. A travessia terminou às 8h52, e ele era esperado por sua mulher na mina.
Jorge Galleguillos Orellana, de 56 anos, foi o décimo-primeiro mineiro a chegar lá em cima, às 9h32. Ele foi cumprimentado pelo presidente boliviano, Evo Morales, que finalmente havia chegado à mina.
Edison Peña Villaroel, décimo-segundo mineiro, chegou à superfície às 10h11. Villaroel, de 34 anos, ficou conhecido por correr todos os dias 10 quilômetros dentro da mina.
Carlos Barrios Contreras, 27 anos, foi o décimo-terceiro mineiro a ser retirado, às 10h54. Ele tem um filho de cinco anos e sua mulher soube que estava grávida uma semana depois do desmoronamento da mina San José. O mineiro deu um longo abraço no pai, Antenor Barrios, que não conteve o choro. "Obrigado a todos", afirmou Carlos para as equipes de resgate.
Víctor Zamora Bugueño, de 33 anos, o décimo-quarto mineiro a ser resgatado, chegou à superfície às 11h31. Ele foi recebido por um longo abraço da esposa e saudado pelas equipes de resgate aos gritos de "Chi chi chi le le le". Apelidado de "O poeta", ele escreve poemas à esposa.
Moradores de Copiacó celebram a subida de Mario Sepúlveda à superfície, na madrugada desta quarta-feira (13).Moradores de Copiapó celebram a subida de Mario Sepúlveda à superfície, na madrugada desta quarta-feira (13). (Foto: Reuters)
Testes
Antes da descida do experiente socorrista González, com mais de 20 anos de experiência em resgates, dois testes foram feitos com a cápsula Fênix 2.
Um primeiro, com a cápsula descendo sozinha pelo túnel, para reconhecimento do percurso. Ela ficou alguns minutos dentro do túnel, e voltou.
A cápsula sofreu um dano na porta na primeira descida, segundo a France Presse, e teve de ser ajustada com um martelo. O engenheiro-chefe do resgate, Jorge Sougarret, entrevistado pela TV chilena, disse que isso se deveu a um problema nas rodas ajustáveis da cápsula.
Assista ao lado: à espera dos mineiros, familiares cantam
Depois, a gaiola entrou novamente no túnel, para percorrer toda a extensão dele, e voltou.
Atrasos
O ministro Golborne havia afirmado, pouco antes das 20h da terça, que o início da subida dos mineiros deveria demorar mais duas horas, mas este prazo não foi cumprido. Segundo ele, o atraso no início do resgate ocorre porque foi necessário fazer mais testes com a Fênix.
Segundo ele, ainda era necessário fazer as conexões telefônicas na cápsula antes que o primeiro socorrista desça ao local onde os 33 homens estão presos.
Mais cedo, o presidente Piñera havia previsto, em entrevista na mina, que o resgate dos mineiros começaria por volta das 20h.
Em entrevista na mina, lotada de jornalistas e parentes e sob bastante expectativa, Piñera afirmou que o resgate deveria durar entre 24 horas e 48 horas.
Os mineiros -32 chilenos e um boliviano- estão a cerca de 700 metros de profundidade e estão sendo içados pela Fênix 2, uma moderna cápsula especialmente preparada para a tarefa,através de um túnel cavado por uma perfuradora ao longo de 33 dias e que ficou pronto no último sábado.
O primeiro mineiro a ser içado foi Florencio Ávalos, de 31 anos. Segundo em hierarquia entre os mineiros, Ávalos é habilidoso e combina experiência e juventude, o que o tornava capacitado para resolver eventuais problemas durante a subida da cápsula.
Durante a tarde, as famílias mostraram aos jornalistas chilenos uma lista preliminar da ordem de saída dos mineiros. Ela estava se confirmando.
O último a sair, segundo a lista, será Luis Urzúa, de 54 anos, que era o chefe de turno no momento do acidente.
Em sua entrevista na chegada, Piñera lembrou o terremoto de fevereiro, que provocou muitas mortes e danos à infraestrutura chilena, e disse que a sobrevivência dos mineiros até agora era um "milagre". "A fé moveu montanhas", disse.
Ele afirmou que, depois desse resgate, nenhum dos mineiros vai ser o mesmo, assim como todo o povo chileno.
Piñera também prometeu uma mudança nos padrões de segurança da mineração, principal atividade econômica do país, para que acidentes do gênero não se repitam no futuro. Ele sofreu acusações por permitir o funcionamento da mina que, segundo opositores, não cumpria normas de segurança adequadas.
A operação
A operação começou quando terminados a instalação e os testes do sistema de içamento dos mineiros, assim como o sistema de comunicações que permitiu contato com eles durante a subida.
A cápsula avança a uma velocidade de um metro por segundo, através do túnel. A subida deveria durar cerca de 15 minutos, mas acabou durando mais nos primeiros resgates e sendo mais rápida nos últimos. O tempo estimado para retirar cada mineiro, de uma hora, estava praticamente se cumprindo.
Assista ao lado: relembre os principais lances da saga dos mineiros
Os 33 mineiros estão sendo içados à superfície em uma cápsula de 4 metros de altura e 450 quilos dotada de tubos de oxigênio (veja ao lado), equipamento de comunicação e de um sistema de aferição dos sinais vitais de alta tecnologia.
Os mineiros receberam roupas feitas de material especial, luvas, água e óculos escuros para que não sofram danos oculares na chegada à superfície depois de tanto tempo na escuridão.
Um socorrista mineiro foi o primeiro a descer até o fundo da mina, seguido de um enfermeiro, de outro socorrista mineiro e de outro enfermeiro, para ajudar os mineiros em seu processo de saída para a superfície. Eles permaneceriam sob a terra até que o último mineiro tenha sido retirado.
Um sinalizador de luz e um alarme de ambulância indicam o momento da chegada de cada mineiro à superfície, para alertar as equipes médicas.
Jean Romagnoli, um dos médicos do resgate, disse que os 33 estavam em boas condições para o resgate. Em entrevista ao G1 antes do resgate, ele explicou algumas das dificuldades da subida.
Na segunda-feira, haviam sido feitos testes com a cápsula, com sucesso, mas sem chegar aos mineiros.
Cada mineiro foi atendido por um médico logo depois da chegada. Nessa primeira avaliação, são feitas perguntas simples, como se estão com muita dor, e eles passam por testes de lucidez.
Depois, eles são levados a uma área de estabilização a poucos metros dali. Eles passam pelo menos duas horas nesse local, onde recebem soro, algumas vitaminas e antibióticos, e iniciam a avaliação psicológica presencial. São atendidos por três médicos e por um psicólogo.
Dali, são levados, de helicóptero, a uma base militar (em um trajeto de 12 minutos), em Copiapó, a 45 km de distância. Então, percorrem 300 metros até um hospital da cidade, onde serão atendidos e, se estiverem bem, podem ter alta em 48 horas.
Espera
Os mineiros esperaram o começo da saída limpando o refúgio que, durante mais de dois meses, lhes serviu de lar, segundo o mineiro Mario Sepúlveda.
Ele disse, brincando, que os mineiros estavam fazendo isso porque não sabiam ainda quanto tempo mais ficariam no local.

Fonte: G1

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons