i

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Pesquisa Ibope aponta Dilma com 40% e Serra com 35%

Levantamento foi encomendado pela Confederação Nacional da Indústria. Pesquisa é a primeira após as convenções. Marina Silva aparece com 9%

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta (23) em Brasília mostra a candidata do PT, Dilma Rousseff, com 40% das intenções de voto e o candidato do PSDB, José Serra, com 35% na corrida eleitoral pela Presidência da República. Marina Silva (PV) tem 9%, segundo o levantamento, encomendado ao instituto pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O cenário da pesquisa que apresentou esses resultados é o que inclui somente Dilma, Serra e Marina. No cenário que reúne 12 candidatos, Dilma soma 38,2%, Serra, 32,3% e Marina, 7%.

É a primeira vez que Dilma aparece à frente de Serra numa pesquisa de intenção de voto para presidente. Na pesquisa CNI/Ibope anterior, realizada em março, Serra tinha 38%, Dilma, 33% e Marina, 8%. No início de junho, em outro levantamento do Ibope, divulgado no último dia 5 e feito por encomenda da TV Globo e do jornal “O Estado de S.Paulo”, Dilma e Serra apareciam empatados com 37% das intenções de voto. Marina Silva acumulava 9%.

A margem de erro do levantamento divulgado nesta quarta é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Portanto, Dilma pode ter entre 38% e 42%; Serra, entre 33% e 37%; e Marina, entre 7% e 11%.
Disseram que votarão em branco ou nulo 6% dos entrevistados. Os que responderam que ainda não sabem em quem votar são 10%, segundo o Ibope.

A pesquisa é a primeira realizada após a oficialização das candidaturas de Dilma, Serra e Marina pelas convenções partidárias. O Ibope entrevistou 2.002 eleitores entre os dias 19 e 21 em 140 cidades. A pesquisa está registrada no TSE sob o número 16292/2010.
Segundo turno
Na simulação de segundo turno, Dilma teria 45% e Serra, 38%, segundo o Ibope. Na hipótese de segundo turno entre Dilma e Marina, a petista venceria por 53% a 19%. Serra ganharia de Marina por 49% a 22%.
Conhecimento
O Ibope mediu também o grau de conhecimento do candidato apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em março, 58% reconheciam Dilma como a candidata de Lula. Na pesquisa divulgada nesta quarta, o grau de conhecimento é de 73%.
Quando os pesquisadores perguntaram aos entrevistados o grau de conhecimento de cada um dos candidatos, 13% disseram conhecer "bem" Dilma; 32%, "mais ou menos" ; 28%, "pouco"; 23% "ouviram falar" e 4% disseram não conhecer.

O candidato tucano é "bem conhecido" por 24% dos entrevistados; "mais ou menos" por 39%; "pouco" por 22%; 13% só "ouviram falar". Ninguém respondeu que não conhece José Serra. 
Segundo a pesquisa, Marina Silva é "bem" conhecida por 6%; "mais ou menos" por  21%; "pouco" por 26%; 33% "ouviram falar" e 13% disseram não conhecer a candidata do PV.
Rejeição
Dentre os entrevistados, 23% disseram que não votariam em hipótese nenhuma em Dilma Rousseff. Os que rejeitam Serra são 30% e os que nunca votariam em Marina somam 29%.
Influência de Lula
A capacidade de Lula influenciar no voto dos eleitores registrou uma leve redução entre os entrevistados pelo Ibope. Em março a preferência dos entrevistados por um candidato indicado por Lula era de 53%. Já no levantamento divulgado nesta quarta 48% dos entrevistados disseram votar no candidato do presidente.
A disposição de votar em um candidato de oposição foi manifestada por 10% dos entrevistado, mesmo cenário registrado em março.
Avaliação do governo
Segundo o levantamento, 75% consideram ótimo ou bom o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Já a avaliação pessoal do presidente atinge 85% de aprovação, recorde na série histórica da pesquisa CNI/Ibope.

O percentual dos que consideram o governo ruim ou péssimo é de 3%, segundo a pesquisa. Os que julgam o governo regular são 20%.

Na avaliação pessoal do presidente, 11% desaprovam Lula, o índice mais baixo já registrado pelo levantamento.
A pesquisa também mediu a confiança dos entrevistados no presidente Lula: 81% disseram confiar no presidente e 15% afirmaram que não confiam; 4% não responderam ou não souberam dizer

* Com informações do G1

Gestores do Vale do Açu e municípios próximos na ‘lista negra’ do TCE-RN

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), cumprindo a legislação eleitoral, divulgou nesta quarta-feira (23) a lista dos gestores que tiveram suas contas rejeitadas e julgadas irregulares nos últimos oito anos.


A relação será encaminhada ainda hoje ao Tribunal Regional Eleitoral (TER-RN).

Do Vale do Açu e municípios próximos, temos:

PROCESSOS A EXECUTAR

Adailson Ribeiro Mulatinho – Alto do Rodrigues
Albani Nestor de Souza – Paraú
Albaniza Suely da Silva – Angicos
Amarildo Martins Tavares – Upanema
Antônio Almeida da Silva – Paraú
Clemenceau Alves – Angicos
Djailson Viegas Lopes – Itajá
Francisco Andrade da Silva – Guamaré
Francisco das Chagas Bezerra Avelino  - Afonso Bezerra
Francisco das Chagas Macedo de Couto – Guamaré
Francisco de Assis Medeiros de Aquino - Paraú
Francisco Félix Cunha - Afonso Bezerra
Gerson Gonçalves Chincourel - Paraú
Helder de Oliveira – Guamaré
Jailton Barros de Freitas – Pendências
Jaires Azevedo dos Santos – Ipanguaçu
João Batista Alves Bezerra Neto - Afonso Bezerra
João Batista de Brito – Assú
João Batista do Nascimento – Pendências
João Pedro Filho – Guamaré
Lufran Medeiros – Triunfo Potiguar
Manoel Benevides de Oliveira – Carnaubais
Marcos Antonio Cavalcante Dantas – Carnaubais
Mauro Marcelino de Andrade – Carnaubais
Sílvio Romero de Lucena – Serra do Mel
Zenildo Batista de Souza – Carnaubais

PROCESSOS EM EXECUÇÃO
Francisca Suzana de Melo e Silva – Alto do Rodrigues
João Batista Cunha – Angicos
João Pedro Filho – Guamaré
José Erenildo Cavalcante – Ipanguaçu
José Fernandes Rodrigues – Macau
José Ribamar de Souza – São Rafael
Zenildo Batista de Souza – Carnaubais

Veja lista completa do TCE-RN 

Chega a 15 o número de mortes causadas pela chuva em Pernambuco


Dois corpos foram encontrados em Água Preta e um, em Barreiros.
Em Alagoas, cães farejadores participam de resgate.
Subiu para 15 o número de mortes causadas pela chuva em Pernambuco, desde a semana passada. Segundo balanço divulgado pela Codecipe, a coordenadoria de Defesa Civil estadual, foram encontrados dois corpos em Água Preta e um, em Barreiros.
Em Alagoas, outro estado do Nordeste atingido por enxurradas, foram confirmadas, até a manhã desta quarta (23), 29 mortes. Com isso, chega a 44 o número de óbitos provocados pelo mau tempo.
A Codecipe informa que 54 municípios pernambucanos foram atingidos pela chuva. Trinta decretaram situação de emergência e nove, de calamidade pública. Mais de 41 mil pessoas tiveram de deixar suas casas.
Já foram distribuídas mais de 266 toneladas de donativos nas cidades prejudicadas. Por dia, saem cerca de 15 caminhões carregados para as regiões que sofreram com enxurradas. Além de alimento e água, também foram levados produtos como colchões, cobertores, toalhas, lençóis, roupas e remédios.
Alagoas
Em Alagoas, pelo menos 15 municípios decretaram calamidade pública. No total, 177 mil pessoas foram afetadas.
Cerca de 600 estão desaparecidas. As buscas a essas vítimas devem começar nesta quarta. Quatro cães farejadores vão participar do trabalho de resgate em 15 cidades mais afetadas pelas chuvas em Alagoas desde a semana passada. Uma delas, a labradora Brasa, de 3 anos, saiu de Sergipe e já participou do resgate de vítimas no Morro do Baú, na região de Ilhota, em Santa Catarina, em 2008.
O secretário de Comunicação de Alagoas, Nelson Ferreira, contou que a enxurrada destruiu a ferrovia Transnordestina. O trecho mais danificado foi o de União dos Palmares. A mesma estrada de ferro já tinha sido destruída durante as cheias em 2000. “A ferrovia passou dez anos em obras e estava prestes a ser reinaugurada. Essa enchente levou tudo embora de novo”, disse.
Fonte: G1

Wilma em Assú nesta quarta-feira



Nesta quarta-feira (23) a ex-governadora e pré-candidata ao Senado, Wilma de Faria, estará em Assú.

Wilma de Faria assistirá ao Auto de São João, espetáculo que faz parte das festividades do padroeiro assuense, São João Batista.

Por volta das 20h, correligionários estarão esperando Wilma ao lado da Dired.


Postado por Samuel Junior


Rosalba e a foto oficial da campanha


Um gesto típico da pré-candidata Rosalba Ciarlini (DEM) é o principal elemento da fotografia que estampará o material publicitário do Democratas na Convenção Estadual do partido, no próximo sábado, dia 26, a partir das8h, no Palácio dos Esportes Djalma Maranhão, em Natal.
 Na convenção, o partido vai homologar as candidaturas de Rosalba ao Governo do Estado e de José Agripino à reeleição ao Senado.
 Também será homologada a coligação com o PMN, do pré-candidato a vice-governador Robinson Faria, e com outros partidos integrados às coligações majoritária e proporcional do DEM. A foto de Rosalba foi feita por Giovanni Sérgio. Você é nosso convidado estamos ao dispor para auxiliar na cobertura jornalística do evento.

Fonte: Robson Pires

O governador Iberê Ferreira vai convocar hoje uma reunião hoje da base aliada para definir nome do vice


O governador Iberê Ferreira vai convocar hoje uma com os representantes dos partidos que integram a base aliada governista.

A informação foi dada pela ex-governadora Wilma de Faria, em entrevista ao Jornal da Manhã da 85FM nesta quarta-feira(23).

De acordo com Wilma, que esteve ontem com o governador, reunião será para discutir a definição do nome do candidato a vice de Iberê.

“Iberê não quer deixar para a última hora a discussão em torno do seu vice. Iberê quer que o vice seja definido não apenas por ele, mas por todos os partidos que fazem parte da base governista”, disse Wilma.


Blog de Oliveira Wanderley

RN é o Estado que melhor acompanha o programa

O Rio Grande do Norte está no topo do ranking dos estados que melhor acompanham a gestão do  Programa Bolsa Família (PBF), mas algumas metas terão de ser alcançadas, como a redução em pelo menos 25% a baixa frequência escolar dos alunos beneficiados e ainda do número de crianças não localizadas e que deixam de ir à sala de aula.
Emanuel AmaralRN está em primeiro lugar do Bolsa Família no nível de acompanhamento (77%) na área de saúde e em segundo lugar (92%) na educação, atrás apenas do PiauíRN está em primeiro lugar do Bolsa Família no nível de acompanhamento (77%) na área de saúde e em segundo lugar (92%) na educação, atrás apenas do Piauí
Essas questões foram levantadas,  esta semana durante a reunião dos técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) com os operadores do PBF na área de educação, nos 167 municípios do Estado.

A coordenadora estadual do PBF, Rosângela Medeiros, diz que o RN está em primeiro lugar no nível de acompanhamento (77%) na área de saúde e em segundo lugar (92%) na educação, atrás apenas do Piauí. “Em maio atingimos 324 mil beneficiários, superando a  estimativa de 319 mil”.

Assim mesmo, segundo ela, a gestão do PBF tem algumas falhas, como a falta de computadores que permitam o acesso on line aos Siscom do MDS. “Existem municípios que nem sala tem para o Bolsa Família”, diz ela, para adiantar que alguns gestores, quando indicam uma pessoa para gerir o programa, empurram outras atribuições que terminam dificultando a sua operacionalização.

Outro problema na gestão do PBF, segundo ela, é a dificuldade de se executar um trabalho intersetorial, de maneira que as informações das áreas de educação e saúde, relativo ao acompanhamento das chamadas condicionalidades para que os beneficiários continuem a receber a renda mínima, possam chegar à área de assistência social.

Segundo ela, de posse de informações sobre a frequência escolar, que é de no mínimo 80%, ou se a vacinação das crianças ou nutrizes estão passando por avaliação médica, é possível “a assistente social trabalha aquela família”, que está em falta e com isso orientá-la a cumprir as condições exigidas para ter direito à Bolsa Família.

Os técnicos do MDS realizaram a primeira reunião na sexta-feira, dia 18, com os operadores da área de saúde. Até a próxima sexta-feira, eles acompanham a gestão do PBF no município de Natal.

De acordo com o coordenador técnico do MDS, Márcio Maurício a finalidade da visita é desenvolver um projeto de acompanhamento da qualidade das gestões. “Basicamente essa visita é para discutir o programa, as ações e buscar soluções para a melhoria das gestões municipais do Bolsa família, além de estruturar diagnósticos e proceder a uma avaliação objetiva das dificuldades enfrentadas pela gestão municipal do programa”, explica.

Rosangela Medeiros destacou a importância dessa visita para a melhoria de diversos aspectos das gestões e como forma de buscar soluções conjuntas com o MDS. Ela afirmou que os técnicos ficaram satisfeitos com a visita. “Eles acharam a coordenação muito boa e de qualidade. Além disso, acharam bastante interessante o e-mail institucional que criamos para comunicação com as 167 secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e Conselhos de assistência Social”, destacou.

Os representantes do MDS permanecem uma semana no RN para analisar questões como as intersetorialidade de ações, instalações físicas e tecnológicas da gestão local, alimentação e atualização do sistema, cadastramento das famílias e acompanhamento dos beneficiados nas atividades educativas de saúde e de qualificação profissional do programa e posterior inserção no mercado de trabalho.
 
Fonte: Tri buna do Norte

TCU lista mais de 100 ‘fichas sujas’ no RN



O Tribunal de Contas da União divulgou lista de quase cinco mil nomes de gestores públicos com impedimentos para as próximas eleições, considerando a Lei do Ficha Limpa, aprovada na Câmara, Senado e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Deste total, pelo menos 100 são do Rio Grande do Norte, a grande maioria de ex-prefeitos que não são candidatos nestas eleições, mas muitos vão estar livres para as eleições de 2012.
Na região Oeste, destacam-se os ex-prefeitos João Pedro Filho, de Guamaré, Zenildo Batista de Sousa, de Carnaubais, Luciano Cruz, de Caraúbas, Sidrônio Freire, de Tibau, Ednardo Benigno de Moura, de Patu, Gerson Gonçalves Chicourel, de Parau, José Maria de Medeiros, de Assu, José Wilson de Sousa, de Ipanguaçu, Raimundo Gurgel, de Caraúbas, entre outros.
A lista contempla nomes de ex-prefeitos e de ex-gestores de órgãos públicos, como Caixa e Correios, que foram julgados e condenados nos últimos oito anos. O Acórdão 178/2001 foi registrado no dia 25 de junho de 2001. O réu, no caso o ex-prefeito de Carnaubais Zenildo Batista de Sousa, não prestou contas corretamente de recursos federais que recebeu. Zenildo não poderá ser candidato nesta eleição, mas na próxima o Ficha Limpa não o alcançará.
Gerson Gonçalves Chicourel, de Paraú, é o réu no Acórdão 3452/2006. Nesse processo, o ex-prefeito recebeu e não prestou contas no TCU como deveria dos recursos que recebeu do Fundo Nacional de Saúde (FNS). O ex-prefeito Sidrônio Freire, de Tibau, tem três condenações no TCU, as três em 2009. Por este motivo é que ele teve o registro de candidatura de prefeito em Tibau impugnado pela Justiça Eleitoral e colocou o filho Rafael Freire, que terminou eleito.
Sidrônio Freire gastou e não justificou como deveria os recursos do Ministério da Assistência Social, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e também do Ministério da Previdência Social (que foi extinto). O TCU não divulgou precisamente o tamanho do prejuízo que o município de Tibau sofreu em decorrência da aplicação errada dos recursos federais.
De todos com ficha suja do RN, o que mais aparece na lista do TCU é o ex-prefeito Gercione Pereira de Andrade, de Serra Caiada. Ao todo, foi nove vezes condenado. O plenário do TCU o condenou por não-prestação de contas de recursos federais enviados através de Emendas Parlamentares.
O segundo que mais aparece na lista é Francisco Jucier Furtado, de Lajes Pintada. Tem 7 condenações. Não teria investido ou investido errado os recursos de Ministérios como Integração Nacional, Saúde/Funasa, Secretaria Especial de Políticas Públicas da Presidência da República, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FUNDEB), entre outros órgãos.
Outro município próximo de Mossoró que tem nome na lista negra é Baraúna. Lá, o ex-prefeito Gilson Oliveira tem três condenações no TCU, por desvios de recursos do Programa Bolsa Família, da Integração Nacional e de Emendas Parlamentares. Todos os casos já são transitados em julgados e foram distribuídos para o Ministério Público Federal de cada região para adotar as medidas necessárias.
FUNASA
Um fato chama atenção. Quase que 100% dos prefeitos condenados foram por ter utilizado, de forma incorreta, recursos da Fundação Nacional de Saúde, geralmente para construir casas, unidades sanitárias, saneamento básico, entre outras obras consideradas fundamentais para a saúde da população. Também se destaca o Ministério da Integração Nacional

TCE divulga sua lista hoje
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) divulgou hoje uma lista com mais de 400 nomes de políticos do Rio Grande do Norte que fizeram uso de recursos do Governo do Estado e municipal e não prestaram contas como deveriam. Os nomes serão entregues ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) assim como a imprensa em geral para que a população tome conhecimento.
Em contato com a assessoria de comunicação do TCE, ontem, a reportagem recebeu a informação que a lista está pronta. Apenas sendo formatada para ser enviada para os órgãos competentes. A assessoria explicou que a pesquisa foi feita considerando os condenados nos últimos anos, que são alcançados pela Lei do Ficha Limpa, sancionada há poucos dias pelo presidente Lula.
Alguns nomes já conhecidos na lista do TCU também vão estar contidos na Lista do TCE. É o caso do ex-prefeito João Pedro Filho, de Guamaré. João Pedro, que tem cinco condenações no TCU, já recebeu mais de cinco condenações no TCE de 2003 a 2010. O ex-prefeito de Tibau Sidrônio Freire também tem condenações no TCE.

Fonte: Jornal de Fato

SECRETARIA DE SAÚDE OFERECE EXAMES DE GLAUCOMA


A Prefeitura Municipal de Ipanguaçu através da Secretaria Municipal de Saúde realizará nesta quarta-feira dia 23, exames de vista e triagem de glaucoma no Posto de Saúde de Picada a partir das 9:00hs da manhã e as 14:00hs no Centro de Saúde Tiburcio Freire da Silveira.

Para realizar o exame o paciente deverá está munidos com xerox da carteira de Identidade, CPF, cartão do SUS e o comprovante de residencial.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons