i

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Conferência de assistente social em Ipanguaçu traz debate de aperfeiçoamento do sistema único


O Centro Integrado da Cidadania (CIC) foi o espaço escolhido pela Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) para a realização da VIª Conferência Municipal de Assistência Social. Com a participação da sociedade civil e entidades governamentais e não governamentais a conferência trouxe como tema a coligação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS rumo a 2026.

Para a secretária municipal da pasta Cristina Oliveira, o encontro marca mais um passo para a criação e aperfeiçoamento das políticas de assistência social no município e no país. “A conferência, traz a perspectiva de planejar as diretrizes para os próximos dez anos do Sistema de Assistência Social, que é a principal porta do Desenvolvimento Social dos municípios brasileiros. Essa é uma missão colaborativa e de várias mãos, que acima de tudo quer construir um novo tempo”, diz a secretária.

Durante todo o dia as discussões discorrerem após a explanação da conferencista Maria de Lourdes Medeiros, o assunto trouxe como subtemas o enfrentamento das situações de desproteções sociais e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda nos territórios; O Pacto Federativo e a consolidação do SUAS e o fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática, na qual foram abordados nos grupos de trabalho.

Para o prefeito Leonardo Oliveira, presente na conferência, a participação popular traz todos a missão de avaliar a política de assistência social e deliberar estratégias para aperfeiçoar, implementar e consolidar o SUAS, “é um anseio coletivo ver a melhoria de nossa cidade, e sem dúvida, o debate resultarão no fim das desigualdades sociais, dos preconceitos e na seguridade dos direitos humanos a qualquer ipanguaçuense”, enfatiza.

Ao fim da conferência foram eleitos dois delgados e seus respetivos suplentes que representaram o município durante a X Conferência Estadual de Assistência Social, que ocorrerá em Natal. 

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons