i

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Secretaria de Educação de Ipanguaçu realiza inscrições para Plataforma Freire e processo seletivo para o Brasil Alfabetizado



Estão abertas as inscrições para os cursos de Licenciatura na modalidade presencial para cursos ofertados no âmbito do Plano Nacional de Formação dos Professores (PARFOR). 

Os cursos ofertados são inteiramente gratuitos e destinam-se exclusivamente aos docentes em exercício, cadastrados no Educacenso na rede pública de educação. 

Segundo Poliana Rocha da Secretaria Municipal de Educação, o período para inscrições na Plataforma Freire teve inicio no dia 11 e segue até o dia 18 de março, “nossa expectativa é atender o máximo de professores possíveis e assim fazer a educação e o nosso município crescer ainda mais. Os professores interessados podem nos procurar para fazer a inscrição”, disse Poliana. 

Os cursos ofertados no âmbito do PARFOR Presencial são qualificados como, primeira Licenciatura – para docentes em exercício na rede pública da educação básica que não tenham formação superior ou que sejam formados em disciplina diferente da que atuam em sala de aula, e em segunda Licenciatura – para docentes em exercício há pelo menos 3 anos na rede pública da educação básica que atuam em área distinta da sua formação inicial. 

Para realizar a pré-inscrição, os professores da rede pública de educação básica deverão se dirigir a Secretaria de Educação das 8 às 12h. 

São oferecidas vagas na primeira licenciatura para Assú, nos cursos de Pedagogia, Letras Espanhol, Música e Educação Física, e na segunda licenciatura os cursos de Geografia e Letras Espanhol.

Brasil Alfabetizado

Estão abertas também na Secretaria Municipal de Educação até o dia 28 de Fevereiro as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para o preenchimento de vagas por tempo determinado, oito meses, para prestação de serviços voluntários, na condição de Professor Alfabetizador do Programa Brasil Alfabetizado, de acordo com a Resolução nº 44 de 05/09/2012. 

Para participar da seleção para Professor-Alfabetizador, é necessário ter no mínimo Ensino Médio concluído (apresentar o histórico escolar), experiência de no mínimo 01(um) ano em educação (apresentar documentos que comprovem a escolaridade e experiência, devidamente assinados); ser preferencialmente professor de rede pública de ensino com disponibilidade para assumir a função (apresentar documento comprobatório de disponibilidade). 

Segundo a coordenadora do programa no município, Aretusa Sales, para realizar as inscrições o candidato deverá vir munido de original e cópia de CPF, RG, comprovante de residência, de escolaridade e Currículo. As inscrições devem ser realizadas até o dia 28 deste mês na sede da Secretaria Municipal de Educação, situada a Avenida Luiz Gonzaga, 749 – Centro, Ipanguaçu/RN.

Prefeitos discutem consolidação do Consórcio Intergestores Vale Unido

Os prefeitos da região do Vale do Açu e municípios membros do Consórcio Intergestores Vale Unido estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (20), no auditório da Floresta Nacional do Assú (FLONA), atendendo convite do prefeito do Assú, Ivan Júnior, com o propósito de avançarem na discussão pela consolidação da entidade.

O encontro foi o primeiro do ano e teve a oportunidade de reunir os novos prefeitos eleitos no pleito de 2012 e aos que continuaram na gestão. De um total de doze prefeitos, seis estiveram presentes ou representados: Jackson Bezerra (Afonso Bezerra), Ivan Lopes Júnior (Assú), Luizinho Cavalcante (Carnaubais), Leonardo Oliveira (Ipanguaçu), Licélio Guimarães (Itajá) e, ainda, o prefeito Ivan Padilha (Pendências), que em viagem à Brasília delegou a presença a um representante .

Foto: Secom/PMA

Temas como gestão de Resíduos Sólidos e a promoção de cursos e treinamentos direcionados aos servidores dos municípios por órgãos como a Controladoria Geral da União (CGU), seccional do RN, dominaram a pauta. No entanto, a maior discussão teve como base a proposta de retomada das reuniões e atividades da entidade.

Os prefeitos presentes saíram do encontro motivados a caminharem na busca pela consolidação da entidade como o melhor caminho para fomentar o desenvolvimento da região tratando coletivamente os problemas de caráter comum aos municípios como gestão dos resíduos sólidos, segurança, saúde, entre outros. 

A próxima reunião foi previamente agendada para o próximo dia 6 de março, em Assú, momento em que deverá sair uma definição em torno da nova diretoria do consórcio. Os município membros do Consórcio Intergestores Vale Unido são: Assú, Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Carnaubais, Ipanguaçu, Itajá, Guamaré, Macau, Pendências, Porto do Mangue, São Rafael e Serra do Mel.

Financiamento de veículos deve ter alta de 8% em 2013


carro novoO crescimento esperado para o número de financiamentos de veículos, em 2013, é 8%, disse o presidente da Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras, Décio Carbonari. Com isso, o crédito para este tipo de financiamento passará dos R$ 201,6 bilhões registrados em 2012 para R$ 217,7 bilhões no final deste ano.
Segundo o levantamento divulgado hoje (20) pela entidade, houve alta de 0,3% no saldo para financiamentos em relação a 2011. Para Carbonari, caso não tivesse ocorrido a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o segmento não teria apresentado crescimento.
Publicado por Robson Pires

Fátima reivindica mais nove agências da Caixa para o RN

Ipanguaçu é um dos municípios que estão na lista de reivindicações da deputada 



A deputada federal Fátima Bezerra (PT) solicitou ao presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda a ampliação de mais nove agências para atender à população do Rio Grande do Norte. “A Caixa, além do papel fomentador da economia, é o executor dos mais importantes programas sociais do Governo Federal, principalmente do Minha Casa, Minha Vida”, justificou Fátima.

Para a deputada não se justifica, por exemplo, que um município como Parelhas, com mais de 20 mil habitantes e em cujo entorno estão oito municípios da região do Seridó, não conte com uma agência da Caixa. Nesse caso, Fátima assegurou ao presidente da Caixa que o prefeito municipal, Francisco Medeiros se dispõe a ceder, se for necessário, prédio para instalação provisória da agência.

Além de Parelhas, a deputada ainda solicitou novas agências em Parnamirim, para atender a população do bairro da Cohabinal; Canguaretama; São Paulo do Potengi; Umarizal; Alexandria; Caraúbas; Ipanguaçu e São Miguel do Gostoso.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons