Dois estudantes da rede municipal de ensino estão entre os 500 semifinalista da regional da “Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro”.
Os semifinalistas agora participarão nos próximos meses de atividades de formação conjuntas além da reescrita do textos. Foto: Jaiza Lopes//PMI |
Vencedores nas etapas escolares, municipal e estadual, Carlos Camilo Batista Vieira alunos do 9º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Francisco Florêncio Lopes na comunidade de Pataxó e Francisca Ilderlânia aluna do 6°ano da Escola Municipal Adalberto Nobre de Siqueira na agrovila Tabuleiro Alto tiveram seus textos selecionados entre milhares enviadas a 4ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro.
O concurso acontece a cada dois anos e busca desenvolver ações de formação de professores estimulando a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas de todo o país.
Em Ipanguaçu a atividade envolveram 14 escolas. Coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, a professora Aloma Farias, responsável pela olimpíada na cidade, explica que a estratégia usada este ano foi promover a “Caravana da Olimpíada” a fim de estimular alunos e professores a se envolver com a OLP. “Estamos felizes por esse resultado já alcançado. Já são provas dos resultados plantado por nossos professores, tivemos um engajamento importante e quem saiu ganhando foi nossos alunos e professores”, destaca.
Professora Diana e o Aluno Camilo estão entre os semifinalistas no gênero, crônicas. Foto: Allyson Rocha// PMI |
A confirmação da seleção chegou na caixa de e-mail dos professores que orientaram os alunos. A professora Diana Lopes Bezerra foi a primeira a recebe o e-mail e conta da surpresa ao conferir, “eu já estava na expectativa do resultado. Quando recebi na minha caixa de e-mail fiquei muito contente. Nem todo mundo sabe da importância da Olimpíada, o material pedagógico é muito bom, muito rico, nos coube motivar os nossos alunos a participar”, conta a professora. Ela foi a orientadora do gênero crônica com os alunos do 9º ano do ensino fundamental em Pataxó na qual teve o texto “Só entra quem pode", escrito pelo estudante Carlos Camilo selecionado para as semifinais.
Para chegar até a etapa regional os textos passaram pelas Comissões Julgadoras Escolar, Municipal e Estadual. Depois de passar por todas essas etapas, foram selecionados como um dos 500 semifinalistas da Olimpíada.
O outro texto que está entre os semifinalistas é o da aluna Francisca Ilderlânia da Rocha Siqueira do 6º ano na escola da agrovila Tabuleiro Alto, a estudante foi classificada no gênero poema que traz como título, “Caixinha de segredos”. A professora Adriele Souza Bento foi a responsável pela orientação em sala de aula.
Professora Adriele e a aluna Ilderlânia concorrem agora no gênero poema. Foto: Jaiza Lopes//PMI |
A professora teve sua aluna selecionada no gênero poema. Ao falar da conquista a professora cita um dos versos de Fernando Pessoa: "Tenho em mim todos os sonhos do mundo... - E tenho mesmo, desde o início confiei em cada produção escrita por meus alunos, em seu empenho, em suas leituras realizadas. Abrir o meu e-mail e ver o meu nome e o da aluna Francisca Ilderlânia como semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa é ver nosso trabalho dando bons frutos, é ver os sonhos que acreditamos sendo realizados”, conta a professora entusiasmada que reitera “estou muito feliz!”.
Os semifinalistas agora participarão nos próximos meses de atividades de formação conjuntas além da reescrita do texto com outros alunos, professores e equipe da Olimpíada em uma capital brasileira definida pelos organizadores do concurso.
A OLP é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário