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quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Em Ipanguaçu Prefeitura dá posse a novos diretores


Atendendo a lei sancionada pelo prefeito Leonardo Oliveira, na qual estabelece a eleição em todas as instituições públicas municipais, e ao projeto de gestão democrática e participativa, a secretária de Educação de Ipanguaçu, Jeane Dantas e o Secretário de Planejamento e Administração, Abdon Soares, empossaram na manhã desta quarta-feira (04), os novos diretores de duas escolas da rede municipal. 

A posse ocorre logo após a eleição na qual todos os servidores ativos do quadro profissional, responsáveis legal pelo aluno, além dos estudantes matriculados do Ensino Fundamental e EJA das Escolas Municipais Francisco Soares da Costa na comunidade de Pedrinhas e Professora Julieta Moura Souza na comunidade de Arapuá, elegeram seus novos diretores, em dezembro do ano passado. 

Para a secretária Jeane Dantas, é o resultado de mais um dever cumprido, assegurando o cumprimento da lei na qual busca democratizar a gestão escolar em todo o âmbito municipal. “Nós enquanto gestão, acreditamos nesse poder emancipador, e nada melhor que começar da escola”, disse Jeane. 

Na Escola Municipal Francisco Soares da Costa 191 votos foram apurados, apenas uma chapa concorreu a vaga na qual obteve 97,9% votos validos, sendo eleitas Serjane de Araújo à diretora e Ana Lúcia da Costa a vice-diretora. A Escola Municipal Professora Julieta Moura Souza, obteve 216 votos contabilizados, duas chapas concorreram aos cargos, sendo eleitas as professoras Roberta Carla Varela de Oliveira à diretora e Maria Margareth Targino da Silva a vice-diretora com 79,62% dos votos validos. 

O secretário, Abdon Soares, que esteve também representando no ato prefeito Leonardo Oliveira, deixou os desejos de um bom trabalho aos novos diretores, reiterando o compromisso da Prefeitura em apoiar ainda mais as ações e políticas educacionais que venham a melhorar a educação pública municipal.

Os novos gestores terão um mandato de dois anos. As portarias de nomeações serão publicadas no Jornal Oficial do Município(JOM), na sexta-feira(06).









Secretária de Educação de Ipanguaçu participa do lançamento do MPEduc e diz, “O pacto é pela educação de qualidade”



O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP/RN) lançaram na tarde desta terça-feira, 03, o programa Ministério Público pela Educação (MPEduc), uma parceria entre os órgãos e os municípios de Ipanguaçu e Itajá. O lançamento acorreu no auditório do Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) de Ipanguaçu. Os dois municípios do Vale do Açu compreendem a segunda região do estado a receber o programa de âmbito nacional.

A secretária de Educação do município, Jeane Dantas dos Santos Bezerra, participou do lançamento, com ela estiveram presentes ainda os diretores das dez unidades de ensino da rede municipal e os conselhos de Educação e dos programas da rede de ensino.


Para ela, o programa é visto pelo município como um mais importante aliado, na qual colaborará para projeção de metas e diagnósticos em conjunto, a fim de possibilitar uma educação ainda, de mais qualidade aos filhos e filhas dos trabalhadores do município. “Estou maravilhada da tamanha dimensão do programa. Acredito que junto com os órgãos da justiça, a sociedade civil e o poder público, alcançaremos condições que permitirá identificar deficiências nos mais diferentes âmbitos, e assim encontrar soluções. O pacto é pela educação de qualidade, é legítimo e necessário, tem nosso apoio”, frisa Jeane. 

O programa será coordenado nos municípios pelo procurador da República Victor Queiroga, e pela promotora de Justiça de Ipanguaçu, Kaline Almeida, presentes no lançamento. 

MPEduc será desenvolvido em oito etapas, como preenchimento de questionário sobre as unidades de ensino, audiências públicas, visitas nas escolas e elaboração de medidas que venham estipular recomendações aos respectivos responsáveis. A expectativa segundo o procurador da República, é de que o programa transcorra ao longo dos próximos sete meses. 

Participam da reunião, conselheiros escolares, professores e diretores de escolas da rede pública da rede municipal e estadual das cidades, bem como a coordenadora do Centro de Apoio Operacional à Cidadania (Caop) do Ministério Público, promotora Iveluska Alves, a secretária de Educação do município de Itajá, Josimeire Barbosa, e representante da 11º Dired/Assú. 

 
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