i

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Ricardo Motta alerta sobre crise gerada pela obstrução dos canais Piató e Pataxó




Crédito da foto: Eduardo Maia

O presidente da Assembleia Legislativa do RN (ALRN), deputado Ricardo Motta (PROS), falou sobre a gravidade da seca e do problema de abastecimento que vem afetando diversos municípios potiguares.

O parlamentar citou especificamente as comunidades do município de Assu atingidas pela obstrução dos canais do Piató e Pataxó. A Lagoa do Piató é fonte de renda para dezenas de famílias que vivem da pesca, é também espaço de lazer e está quase seco por conta da obstrução do canal.

Ricardo Motta disse que em alguns municípios “é praticamente lama” o que está saindo das torneiras. “Queremos sensibilizar os governos federal e estadual para esse problema”, afirmou.

O deputado afirmou que irá reivindicar, à Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, a liberação de recursos para a restauração dos canais, cujo projeto está pronto, mas não foi executado. Ricardo Motta afirmou que irá apresentar emenda ao Orçamento Geral do Estado (OGE 2015) para assegurar que seja feita a restauração do canal.

O projeto está pronto, mas nunca foi executado. “Vou lutar, até o limite das minhas possibilidades, pela liberação dos recursos para a obra. Caso não seja possível viabilizar ainda este ano, me comprometo a apresentar emenda ao Orçamento Geral do Estado de 2015 para assegura que finalmente seja feita a restauração do canal”, afirmou Ricardo Motta.

Pataxó
O canal do Pataxó, que leva água para beneficiar centenas de agricultores, está com um trecho de 22 metros quebrado obstruindo a passagem da água para dezenas de pequenas propriedades e deixando de secos diversos reservatórios. São cerca de 800 pessoas prejudicadas.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons