i

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Rio Grande do Norte lidera ranking sobre sensação de insegurança na região Nordeste


Inseguranca_faz_populacao_reforcar_seguranca_nas_casas
O Rio Grande do Norte é o estado do Nordeste com o menor percentual (70,8%) de pessoas que se sentem seguras em seus domicílios, na população de dez anos de idade ou mais, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice fica bem abaixo das médias da região Nordeste (78,7%) e do Brasil (78,6%).

Os números da publicação "Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira 2012", lançada pelo IBGE, também mostra que o RN apresenta o menor percentual (56,3%) da região entre as pessoas que se sentem seguras em seus bairros. As médias do Nordeste (65,9%) e do país (67,1%) também são superiores.
Com relação ao sentimento de segurança das cidades, o RN fica em segundo lugar na região Nordeste. O percentual apresentado pelo Estado (44,8%) é maior apenas que o do Ceará (43,3%). Os percentuais ficam bem abaixo da média da região Nordeste (51,3%) e do Brasil (52,8%).
A pesquisa destaca que a sensação de segurança é maior nas áreas rurais do que nas urbanas. A média do Brasil para os domicílios rurais é de 84,5%, enquanto que nos urbanos o percentual cai para 77,5%. A região que apresentou os menores índices de sensação de segurança no país foi a Norte com 71,6% nos domicílios. Já a região Sul foi a que apresentou os índices mais baixos (81,9 %), com relação aos domicílios.
O estudo é baseado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2011) referentes ao tema Vitimização e Justiça e se respalda em dados de outras pesquisas do Instituto e de fontes externas, como ministérios da Educação, Saúde e Trabalho.

O Mossoronese

Diplomação dos eleitos na área da 29ª Zona Eleitoral acontecerá no próximo dia 13 de dezembro



juiz_titular_da_29_ZE_Diego_de_Almeida_CabralASSÚ – Está definido para o dia 13 de dezembro, uma quinta-feira, a partir das 9h, o ato formal de diplomação dos eleitos – prefeitos, vice-prefeitos e vereadores – dos municípios que compreendem a 29ª Zona Eleitoral (ZE) com sede em Assú.
A cerimônia será presidida pelo juiz titular da 29ª ZE, Diego de Almeida Cabral. A área de jurisdição da 29ª ZE é constituída pelas cidades do Assú (sede), Carnaubais, Ipanguaçu, Itajá e Porto do Mangue.

Ao contrário do que aconteceu na solenidade de diplomação dos eleitos no pleito municipal de 2008, quando a cerimônia ocorreu integralmente na cidade do Assú, desta feita haverá instantes distintos em cada município, de acordo com a informação vinda do Fórum João Celso Filho, sede do Poder Judiciário e da 29ª ZE.

A primeira diplomação vai se verificar na cidade de Porto do Mangue, às 9h, na sede do Poder Legislativo municipal. Na sequência, às 10h30, será registrada a cerimônia de diplomação dos eleitos no município de Carnaubais, também na sede da Câmara de Vereadores.

O itinerário prosseguirá às 14h, na Câmara Municipal do Assú; às 15h30, na Câmara Municipal de Ipanguaçu; e às 17h30, na sede do parlamento municipal de Itajá. Além da diplomação dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos, também serão identicamente diplomados os suplentes de vereador em cada cidade. 

Oficialização de vereador preso permanece como dúvida
No caso específico da cidade do Assú ainda persiste a dúvida quanto à legitimação do próximo mandato do vereador reeleito e presidente afastado da Câmara Municipal, Odelmo de Moura Rodrigues (PSD).

O parlamentar-mirim está detido na sede do comando-geral da Polícia Militar, em Natal, desde o final de agosto. Sua prisão foi decorrente da "Operação Mal-Assombro". Ele conseguiu se reeleger mesmo detido, sendo o mais votado, com 1.707 sufrágios.
Posteriormente, ele foi defenestrado da presidência da Câmara por determinação judicial. Agora, paira a incerteza se o fato de permanecer preso, acusado de envolvimento numa série de crimes de homicídio na região, poderá comprometer sua diplomação.
No meio político da cidade os comentários são de que, caso haja impedimento a tal ato, em seu lugar deverá ser oficializada a primeira suplente do PSD, Maria Elizângela Albano, que totalizou 173 votos.

O Mossoroense

Inscrições para o PSV/2013 da Uern estão abertas


uern_3
Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Vocacionado (PSV) 2013 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Estão sendo ofertadas 2.602 vagas para os seis campi da Universidade: Mossoró, Assú, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó.
Entre as novidades do PSV 2013, está a oferta de 50 novas vagas para o curso de Ciência e Tecnologia, no Campus da Uern em Natal. Além disso, haverá a reabertura do Núcleo de João Câmara com o curso de História e o de Areia Branca com o curso de Turismo. Cada uma dessas graduações oferece 40 vagas.
As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet, no link, até às 23h59 do dia 26 de dezembro, considerando o horário local.
O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 110, deverá ser efetuado até o dia 28 de dezembro. As inscrições dos candidatos pagantes só serão confirmadas após o pagamento do boleto bancário gerado eletronicamente no sítio da Uern.
As provas do PSV 2013 serão aplicadas nos dias 3 e 4 de março de 2013. Já o resultado está previsto para o dia 5 de abril de 2013. 
Mais informações no site www.uern.br

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons