quinta-feira, 20 de agosto de 2009
'Oposição é pior do que doença sem cura', desabafa Lula
Ao inaugurar o IFRN, Lula defende Prouni e critica governo FHC
Prefeito pede desassoreamento do rio Pataxó a Lula
O prefeito de Ipanguaçu, Leonardo Oliveira (PT), abriu a solenidade no Vale do Açu, com a presença do presidente Lula, a quem pediu que fizesse, "como última obra de sua gestão" no município, que realizasse obras de desassoreamento do rio Pataxó, que com 21 quilômetros de extensão, destroi casas, plantações e quebra a economia e as empresas do agronegócio durante períodos de enchentes, como ocorreu em 2009 e 2010.
Leonardo Oliveira lembrou a primeira vez em que Lula veio a Ipanguaçu, em 1994, liderando a "Caravana da Cidadania", quando demonstrou que podia chegar aonde chegou, a presidência da República. "O desassoreamento do rio Pataxó é um sonho de 60 anos", disse o prefeito, que ainda pediu apoio ao presidente para a criação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Sertão, que é um pedido dos 12 municipios do consório intergestor do Vale do Açu.
Valdir Julião - Repórter
Lula nega favorecimento partidário nos investimentos do governo
Lula inaugura campi de tecnologia no Rio Grande do Norte
Lula em Ipanguaçu...
“Não adianta só reclamar. Acaba de eleger um prefeito hoje, amanhã está xingando já. Não adianta, é preciso participar. Se a juventude não participar, vamos ter pouca chance de renovar. Prestem atenção que ano que vem já tem eleições”, disse Lula, em discurso na cerimônia de inauguração dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IRFN), em Ipanguaçu.
Lula disse que sabe que há muita gente desacredita na política e que daria “um conselho de amigo” e não do presidente da República. “O político tem mandato de quatro em quatro anos. A gente pode fazer meia limpeza, limpar tudo ou deixar como está”, disse.
“Pense o seguinte: por que você não entra na política? Porque possivelmente o político que vocês querem não está em mim, não está em ninguém, está dentro de vocês. Se vocês entrarem na política, ajudarão a mudar. Não adianta só reclamar. Acaba de eleger um prefeito hoje, amanhã está xingando já. Não adianta, é preciso participar”, disse.
Nesta quinta-feira, o senador Aloízio Mercadante (PT-SP) disse no Twitter que Lula quer conversar com ele pessoalmente antes do seu pronunciamento anunciando sua saída da liderança do partido no Senado. O motivo da saída de Mercadante é o racha criado na bancada devido ao arquivamento de todas as 11 acusações contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), no Conselho de Éica na quarta-feira (19). Os senadores do PT no conselho votaram pelos arquivamentos.
Educação
No discurso, focado em educação, Lula falou dos números do Programa Universidade para Todos (ProUni) e rebateu as críticas contrárias ao projeto. Disse que pensa em tentar conseguir uma bolsa do programa. “Se eu me invocar, quando eu terminar a Presidência eu vou tentar arrumar uma vaguinha no ProUni”, disse, após citar a sua trajetória profissional e política e a do vice-presidente José Alencar, que não chegaram à universidade.
“Quando vocês aprenderem uma profissão, vocês serão profissionais qualificados em qualquer parte do território nacional, no Oiapoque ou no Chuí. A chance de ter emprego e de ter bom salário é infinitamente maior”, disse.
Antes da cerimônia de inauguração dos campi nos municípios de Apodi, Caicó, Ipanguaçu, João Câmara, Macau, Pau dos Ferros e Santa Cruz, Lula visitou unidade do INstituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
Depois de 15 anos, Lula volta a Ipanguaçu.
Em 1994, durante a “Caravana da Cidadania”, realizada por Lula cruzando o país de ponta-a-ponta, eu lembro que na cidade de Ipanguaçu, o ex-metalúgico subia na carroceria de um caminhão para falar diante de um pequeno público. A parada não estava agendada, mais devido está no caminho, os petistas armaram um “bloqueio” na rodovia no centro da cidade.
Ainda lembro-me nas ruas de Ipanguaçu, molhado pela chuva, Lula dizia sem medo de ser feliz que estava exercendo sua missão de levar a todos um sonho cidadão. Sabendo que um dia chegaria ao Planalto, o principal objetivo dessas viagens era obter uma radiografia completa do País. E conhecer cada palmo do Brasil foi a sua grande e eficiente faculdade.
O Lula já popularíssimo, volta ao mesmo local onde falou no escuro em cima de um pau de arara. “Fé na vida, fé no que virá, nós podemos tudo, nós podemos mais. Vamos lá pra ver o que será”. Este refrão da música do Gonzaguinha expressa um pouco a trajetória do presidente que saiu do torrão nordestino para ser o presidente mais querido do Brasil.
Ele agora é o cara
Nesta 5ª-feira será diferente. Não mais como um sonhador, mas como o grande líder e uma das figuras mais popular do mundo, Lula pisa novamente lá. Nas andanças em 94 ele dizia: Nas viagens que fiz este ano, vi na face dessa gente carcomida pela fome um olhar de esperança, de fé no Brasil e o desejo de voltar a ter orgulho de ser brasileiro.
fonte: Tony Martins
Governo federal entrega sete escolas técnicas no Rio Grande do Norte
O Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta quinta-feira (20/8), às 12h40, da inauguração de uma escola técnica federal no município de Ipanguaçu, no Rio Grande do Norte. Além de Ipanguaçu, outras seis escolas do Instituto Federal do Rio Grande do Norte serão entregues no estado, nos municípios de Caicó, Apodi, Pau dos Ferros, Santa Cruz, Macau e João Câmara, com início das atividades previsto para setembro próximo.
Em cada um dos campi estão sendo investidos mais de R$ 5 milhões pelo governo federal. Quando estiverem em pleno funcionamento, cada escola atenderá a 1,2 mil estudantes. Juntas, as sete unidades irão gerar 8,4 mil vagas em cursos de educação profissional em todo o estado. Em Ipanguaçu, o campus do Instituto Federal já atende a 679 alunos de cursos técnicos de nível médio e superior em Agroecologia, Informática e Química.
Na escola técnica de Apodi serão oferecidos, inicialmente, cursos nas áreas de Biocombustíveis, Zootecnia e Química, para 390 alunos. Em Caicó, a previsão é de que 400 alunos ingressem nos cursos de Eletrotécnica e Informática. No município de Pau dos Ferros serão ministrados cursos nas áreas de Alimentos, Informática e Química, para 350 estudantes. A escola técnica de Santa Cruz receberá 350 alunos, que ingressarão nos cursos de Informática, Refrigeração e Climatização, e Física. Macau contará com cursos nas áreas de Química, Recursos Pesqueiros e Ciências Biológicas, e receberá inicialmente 350 estudantes. João Câmara também vai receber 350 alunos para estudar em cursos de Cooperativismo, Informática e Física.
De acordo com o Ministério da Educação, as novas unidades fazem parte da expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A iniciativa conta com investimentos de R$ 1,1 bilhão do governo federal e colocará em funcionamento 214 novos campi de Institutos Federais em todo o País até o final de 2010, dos quais 82 já estão em funcionamento.
Mais informações
Assessoria de Imprensa
Ministério da Educação (61) 2104-9985/ 8646
AGENDA DO SENHOR PRESIDENTE Quinta-feira 20 de agosto de 2009
Presidência da República
AGENDA DO SENHOR PRESIDENTE
Quinta-feira
20 de agosto de 2009
08:00 - Partida para Mossoró (RN)
Base Aérea de Brasília (DF)
10:30 - Chegada a Mossoró
Aeroporto Dix-Sept Rosado
10:40 - Entrevista às rádios Caicó AM, Difusora de Mossoró e Globo de
Natal
12:20 - Visita ao campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), em Ipanguaçu
Rua 118, Base Cívica, Zona Rural
12:40 - Cerimônia de inauguração dos campi do IFRN nos municípios de
Apodi, Caicó, Ipanguaçu, João Câmara, Macau, Pau dos Ferros e
Santa Cruz
Avenida Senador Salgado Filho, 1.559, Tirol, Ipanguaçu
16:00 - Partida para Brasília
Aeroporto Dix-Sept Rosado
18:30 - Chegada a Brasília
Base Aérea de Brasília