i

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Educadores de Ipanguaçu realiza seminário para a implementação de nova disciplina no currículo escolar


O primeiro Seminário História e Cultura Afro Brasileira e Indígena de Ipanguaçu, teve como pauta a discussão sobre a implementação de uma nova disciplina no currículo escolar, o evento foi realizado pela Secretaria de Educação do município.

O seminário contou com a participação de coordenadores, supervisores, diretores, e professores de história, língua portuguesa e cultura, o encontro aconteceu na Câmara de Vereadores de Ipanguaçu na manhã desta terça-feira (19).

Segundo o ministrante da palestra, o professor de Língua Portuguesa, André Magri, o seminário aconteceu mais para o aprofundamento da lei 11.645/2008 que torna obrigatório no ensino fundamental e médio, nas escolas brasileiras  públicas e particulares, o estudo da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena. “Antes da Lei 11.645/2008, o presidente Luiz Inácio, sancionou a Lei 10.639/2003, tornando obrigatória a matéria “História e Cultura Afro-Brasileira, mas com a nova lei de 2008 o presidente achou necessário o estudo também da cultura indígena” conta o professor, André.

A professora, Mara Nubia, explica que a ideia é poder colocar em pratica a lei federal, principalmente agora onde a comunidade de Picada está passando pelo estudo de reconhecimento como descendente quilombola, assim os alunos poderão descobrir ainda mais a suas origens.

Arquidiocese de Natal ordenará 13 padres nesta quinta-feira

Treze diáconos da Arquidiocese de Natal serão ordenados sacerdotes, dia 21 próximo, quinta-feira, às 17h, na Catedral Metropolitana de Natal, em celebração presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo. Serão ordenados os Diáconos Cidinei Firmino da Silva, César Luiz Lima de Morais, Fábio Pinheiro Bezerra, Helenildo Marques de Morais, Ivanilson Alexandrino, Janilson Francisco de Macêdo, João Maria Dias da Silva, João Paulo Costa da Silva, José Pereira da Silva Neto, Leilson Leandro da Silva, Severino da Silva Neto, além de dois Filhos de Santana, Eliano Firmino Silvestre e Fábio José Costa. 

Os novos padres presidirão as primeiras missas, nos seguintes dias e locais: Pe. Fábio Pinheiro, dia 22, às 19h, em Santa Cruz; Pe. Fábio Costa, também no dia 23, às 19h, na Igreja de São Vicente de Paula, no bairro de Dix-Sept Rosado, em Natal; Pe. Severino Neto, dia 23, às 19h, na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes e São José, na cidade de Elói de Souza; Pe. Leilson Leandro, dia 24, às 19h, em São Rafael; Pe. José Pereira Neto, dia 25, às 19h, em São José de Mipibu; Pe. Cidinei Firmino, dia 26, às 19h, em Passa e Fica; Pe. César Luiz, dia 27, às 19h, na Capela de Santo André, no Jardim Lola, em Natal; Pe. João Maria, dia 28, às 19h, na Igreja de São Lucas, no Conjunto Amarante, São Gonçalo do Amarante; Pe. João Paulo, dia 29, às 19h, em Macau; Pe. Ivanilson Alexandrino, dia 30, às 19h, em Ipanguaçu; Pe. Janilson Macêdo, dia primeiro de novembro, às 19h, na Matriz do Bom Pastor, em Natal; Pe. Helenildo Morais, dia 5, às 18h, em Ceará-Mirim, e, Pe. Eliano Firmino, dia 7, às 19h, em Sobral (CE). 


Fonte: Dnonline

Jornalista é executado com três tiros em frente à sua casa em Caicó (RN)

As polícias Civil e Militar do Seridó (RN) tentam, desde a noite de ontem (18), identificar e prender os homens que executaram, com três tiros, o jornalista Francisco Gomes de Medeiros, popularmente conhecido como F. Gomes, na cidade de Caicó, distante 292 km de Natal.

De acordo com informações da polícia, o jornalista estava na frente de sua casa, no bairro Paraíba, quando dois homens em uma moto se aproximaram e um deles teria sacado de uma arma e efetuado vários disparos contra o jornalista, que morreu no local. Os dois fugiram na motocicleta. O crime aconteceu por volta das 21h e até o fechamento desta edição ninguém havia sido preso ou identificado.


Policiais da região se mobilizaram, logo depois do crime, numa operação de busca aos responsáveis pelo assassinato. Devido à atuação do jornalista em casos policiais polêmicos, as investigações sobre o motivo do crime devem se concentrar em relações com reportagens recentemente produzidas por ele. Atualmente, F. Gomes estava trabalhando no jornal Tribuna do Norte e na Rádio Caicó. Com passagens pelos jornais Gazeta do Oeste e Diário de Natal, ele ficou conhecido pelas reportagens sobre crime organizado no Rio Grande do Norte, principalmente sobre a atuação de quadrilhas conhecidas como a do assaltante de bancos Valdetário Carneiro.

O delegado de Caicó, George Davi, não confirmou a necessidade de reforço ou apoio para comandar a operação de busca aos assassinos, mas a Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol) anunciou ontem à noite que a investigação sobre o caso deverá ficar a cargo da Divisão de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor). Hoje pela manhã, integrantes da cúpula da Secretaria de Segurança Pública deverão estar em Caicó acompanhando o andamento do caso.

O corpo do jornalista foi levado ontem à noite para o Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep), em Caicó, e será velado hoje, em local a ser definido pela família.

Fonte: Correio Braziliense

Procura para doação de sangue é baixo em Ipanguaçu


No último sábado, das 8 às 13h, a unidade móvel do hemocentro de Mossoró esteve em Ipanguaçu a fim de fazer a coleta de sangue.JustificarMas, o resultado da campanha ficou abaixo do esperado pela Secretaria Municipal de saúde do município.


  
Conforme declarações de Antônio Marcos, membro da equipe de vigilância sanitária do município, e que esteve acompanhando os trabalhos dos profissionais durante o dia "D," a coleta não teve o resultado esperada, segundo, Antonio Marcos, no dia anterior aconteceu uma festa na cidade, com isso, muitas pessoas compareceram para doar, mas como tinham ingerido bebida alcoólica na noite passada, acabou impossibilitando de doar. 

“Só registramos a coleta de oito pessoas, porque apenas essas oito estavam com as condições exigidas para fazer a doação, da próxima vez faremos uma mobilização maior com o propósito de atrair o público doador", disse Antônio.

*com informações de Cassimiro Júnior

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons